Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Cerca de 40% da frota de veículos está inadimplente em Rondônia

Dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) apontam que cerca de 40% dos 720 mil veículos de Rondônia está inadimplente. São mais de 265 mil veículos circulando de forma irregular. Para diminuir a inadimplência no estado o Detran está parcelando, desde o dia 9 de julho, licenciamentos em atraso dos últimos cinco anos.

De acordo com o chefe da Circunscrição Regional de Trânsito de Guajará-Mirim (Ciretran), Lucivaldo Cardozo Freire, podem ser parceladas também as taxas de apreensão, vistoria, guincho e diárias, no caso dos veículos que estão apreendidos. Não serão parceladas as taxas de seguro obrigatório e do Corpo de Bombeiros.

“O valor mínimo de cada parcela será de R$ 50 e o débito pode ser parcelado em até 10 vezes. Esta foi uma forma encontrada pelo Detran para reduzir o número de inadimplência no estado”, explica Freire.

Segundo o chefe da circunscrição, apesar do parcelamento, poucos proprietários de veículos procuraram regularizar a documentação. O prazo para encerramento do benefício ainda não foi definido.

"Quem quiser regularizar a documentação deve procurar as Ciretrans com documentos pessoais e dos veículos", explica Freire.

Guajará-Mirim tem uma frota de quase 14 mil veículos e mais de seis mil estão irregulares, o que corresponde a 43%. O município lidera o ranking de inadimplência há pelo menos três anos.

Os municípios de Mirante da Serra, Candeias do Jamari e Porto Velho também ocupam as primeiras posições de inadimplência. A capital ocupa a quarta posição no ranking. Dos quase 213 mil veículos, 89 mil tem pendências no Detran como o não pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Registro de Veículos Automotores (Renavam).

Fonte: G1 RO