Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Em RO, professores da rede estadual encerram greve que durou 49 dias

Servidores da educação emm frente a casa do governa dor (Foto: Eliete Marques/G1)
Após assembleia realizada nesta quarta-feira (10), 60% dos professores da rede estadual de educação de Rondônia, em greve, decidiram encerrar a paralisação, que durou 49 dias. De acordo com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), mais de 120 mil alunos retornarão às aulas a partir de quinta-feira (11) nas zonas urbana e rural do estado.

A negociação terminou com reajuste na gratificação de 7,97% a partir do dia 1º de agosto, índice de correção do Piso Salarial Profissional Nacional - principal exigência do movimento - transposição para o quadro da União, aplicando-se a proporcionalidade de acordo com a carga horária de cada profissional, não incidindo sobre 13° salário, entre outros benefícios.

No dia 3 de junho outra assembleia havia sido realizada e a categoria decidiu pela continuidade da greve. Durante a negociação anterior com a Seduc, os professores teriam negado o reajuste oferecido pela secretaria, de 6%. Na ocasião, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia (Sintero), Manoel Rodrigues, disse que a categoria continuaria pedindo reajuste de 8% em forma de gratificação.

Em nota, a secretária da Seduc, Isabel de Fátima Luz, disse que para formalizar a proposta de concessão da gratificação é imprescindível o repasse orçamentário e financeiro do Sintero por meio da Assembleia Legislativa.

Rondônia conta com mais de 20 mil educadores na rede pública estadual e, segundo o Sintero, mais de 70% da categoria aderiu à paralisação que durou 49 dias.

Fonte: G1 Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários