Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Pelotão apreende maior lote de madeira do ano

Policiais ambientais lotados no 1º Pelotão de Polícia Ambiental, com sede em Ji-Paraná, com o apoio dos fiscais ambientais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) realizaram entre os dias 12 e 26 deste mês na região de Pimenta Bueno a maior apreensão de madeira irregular deste ano. 

Foram mais de 32 metros de madeiras em toras e 32 metros quadrados de madeira serrada, além da apreensão de 14 veículos. A informação foi prestada ao Diário da Amazônia pelo comandante do 1º BPA de Ji-Paraná, tenente PM Yuri Frota.

A operação “Padrão” teve início no dia 12 de agosto, envolvendo quatro policiais da Polícia Ambiental e cinco fiscais ambientais da Sedam com objetivo de fiscalizar e coibir a prática de extração ilegal de madeiras, desmatamento e outros tipos de crimes ambientais na região dos municípios de Pimenta Bueno, Espigão D’Oeste, Parecis, Santa Luzia D’Oeste.

Durante os 14 dias de fiscalização a equipe efetuou 12 autos de apreensão, 15 autos de infração, 18 autos de depósitos, sete termos de apreensão, 14 veículos apreendidos e 18 boletins de ocorrências, além de mais de 230,856m² de madeiras em toras e outros 32,9918m² de madeira serrada apreendidas. Também foram apreendidos vários motoserras e 16 pessoas foram flagradas e encaminhadas para as respectivas delegacias.

Ainda segundo o comandante do 1º Pelotão de Polícia Ambiental de Ji-Paraná, todos os veículos apreendidos estão nas sedes da Sedam dos respectivos municípios, e os casos foram encaminhados para providências as delegacias de Polícia Civil. “Trata-se da maior operação contra crimes ambientais deste ano em nosso pelotão, sempre contando com o apoio da secretaria de Desenvolvimento Ambiental/Sedam”, declarou Yuri Frota.

Ele também alertou que na região de Ji-Paraná, algumas denúncias surgiram nos últimos dias, e que todas elas, estão sendo investigadas.

Na última terça-feira, equipe da Polícia Ambiental também participou de uma ação conjunta com o Corpo de Bombeiros e a secretaria de Meio Ambiental/Semeia através da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) com objetivo de combater e principalmente conscientizar a comunidade sobre os perigos das chamadas queimadas urbanas, em Ji-Paraná.

Última operação interceptou seis m³ de castanheira
Na última operação integrada entre a Polícia Ambiental (PA), Sedam e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no combate ao crime ambiental, na última semana, seis metros cúbicos de castanheira foram interceptados. A madeira vinha de Cujubim para abastecer madeireiras na região.

O veículo e o carregamento foram destinados ao pátio da Secretaria de Desenvolvimento, em Ji-Paraná.

“Aqui na região de Ji-Paraná, muitas vezes a madeira transportada de forma ilegal utiliza aquela rota alternativa próxima a Polícia Rodoviária Federal, já fizemos várias apreensões nesse trecho, mas a ousadia é tamanha que eles continuam a utilizar essa rota.Temos fechado o cerca contra essa prática, mas quase toda a semana efetuamos uma apreensão”, alertou Cleiton Cazuza, diretor regional da Sedam.