Os desfiles cívicos realizados em diversos municípios do estado marcaram o Dia da Independência em Rondônia, com a participação de corporações militares; forças armadas; escolas e associações. Em Cacoal, Ariquemes, Ji-Paraná e Guajará-Mirim as atividades ocorreram na manhã deste sábado. Em Porto Velho e Vilhena os desfiles estão programados para o final da tarde.
Cacoal
Em Cacoal, cerca de duas mil pessoas e 18 instituições estiveram envolvidas diretamente no desfile de 7 de Setembro, realizado em frente a Praça Municipal Jorge Teixeira de Oliveira. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 500 pessoas prestigiaram as apresentações.
A costureira Lenira Mariza Zabai, de 33 anos, acordou cedo para preparar o filho que participou do desfile representando a escola Pedro Kemper. A mãe orgulhosa disse que dessa forma a criança está incentivando o filho o patriotismo. “Estou muito orgulhosa do meu filho, se comportou muito bem e realizou tudo que foi definido durante os ensaios”, disse entusiasmada.
Foram 11 escolas municipais participantes, duas fanfarras e cinco órgãos de segurança pública. O desfile foi encerrado com as apresentações do ‘Grito dos Excluídos’, organizado pela Pastoral da Juventude.
Ariquemes
As escolas de Ariquemes desfilaram com lema ‘Brava Gente Brasileira’, onde cada instituição trabalhou um subtema diferente, como ‘Cidadania Direito e Deveres’, ‘Cidadania e Inclusão Social’, ‘Cidadania e o Idoso, entre outros. De acordo com a secretária de Educação, Débora Raposo, os alunos começaram a se preparar há cerca de 40 dias.
O desfile contou ainda com a participação da Policia Militar, Bombeiros, Guarda Mirim, Força Nacional, entre outros órgãos de segurança publica. A vendedora Aparecida Maria da Silva prestigiou o evento e diz ter gostado do que viu. “Achei o desfile lindo e muito bem organizado, e com o desfile na parte da manhã ficou muito melhor para a comunidade assistir”, enfatiza Aparecida.
Ji-Paraná
Em Ji-Paraná, as atividades iniciaram com apresentação do 2º Batalhão da PM, acompanhado de cães adestrados e seguido do Grupo de Operações Especiais (GOE). A fanfarra dos alunos da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae) também participou do desfile, que foi realizado na Avenida Brasil, no Segundo Distrito da cidade.
Jair Sokolowski é pai do pequeno Nicolas, de 4 anos e falou sobre a satisfação de ver o filho autista participar pela primeira vez de um desfile cívico. “O Nicolas evoluiu com os tratamentos e por isso ele esta aqui, mas a grande maioria desses alunos ainda não consegue manter essa interação com o próximo”, afirma Jair.
Guajará-Mirim
O desfile cívico foi realizado na Avenida 15 de Novembro no Centro de Guajará-Mirim (RO). A banda de música do Sexto Batalhão de Infantaria de Selva (6º BIS) abriu as atividades, tocando hinos municipais e nacionais. Os policias do Sexto Batalhão da Polícia Militar foram os primeiros a desfilar, seguidos por Bombeiros Militares, portadores de necessidades especiais da Associação dos Deficientes Físicos (ASDEFIG) e profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, que representou um arco íris da cidadania.
O Centro Despertar, que oferece cursos de qualificação gratuitos, levou para avenida uma comissão de frente e a banda de música mantida pelo Projeto Criança Esperança, composta por jovens que participam de cursos.
Representantes do Lions Clube de Guajará-Mirim e também de Guayaramerin, na Bolívia, e do Rotary Clube participaram do momento cívico, entre outras instituições. O efetivo da Polícia Federal e da Marinha levou pra avenida as viaturas e embarcações utilizadas nas operações de fronteira. O desfile de pelotões do Comando de Fronteira do Exército Brasileiro encerrou as atividades cívicas. Além do desfile da tropa, foram expostos armamentos, equipamentos e viaturas utilizadas na logística de atuação.
(Fonte: G1 Rondônia)