Por volta das 17hs45min de terça-feira (24), a guarnição do Grupo de Operações Especiais (GOE) foi acionada pela Central de Operações do 7º BPM para se deslocar até a BR -421 com intuito de localizar um veículo VW Gol de cor prata que havia sido roubado no município de Monte Negro e estava em deslocamento para a cidade de Ariquemes.
Segundo as informações da Central de Operações, havia ocorrido um roubo em uma residência em uma propriedade rural na linha C-30, onde elementos armados com arma de fogo subtraíram das vitimas o referido gol, celulares e certa quantia de dinheiro.
No deslocamento para a cidade de Monte Negro a guarnição do GOE deparou-se com o veiculo roubado, que era ocupado por 03 pessoas . Foi dada ordem de parada aos ocupantes do veículo, porém os mesmos não obedeceram e aceleraram o veículo, avançando e quase passando por cima dos policiais.
A partir de então a guarnição passou a acompanhar o veículo pela BR- 421, quando em um dado momento, os elementos abandonaram o veiculo e tentaram se embrenhar no mato, se evadindo pelo pátio de uma igreja e quando a guarnição policial tentou se aproximar dos mesmos, já foi recebida a tiros sendo que quase atingiram duas senhoras e um bebê de dez meses que estavam próximos à igreja.
Após deixar as duas senhoras e o bebê em segurança, os policiais voltaram a acompanhar os infratores em um matagal e se depararam com os mesmos, que novamente dispararam contra os policiais, que revidaram e atingiram os infratores.
Após a troca de tiros foi prestado socorro aos elementos que se encontravam baleados e acionada a equipe do SAMU, que esteve no local e fez os procedimentos de praxe, socorrendo os mesmos ao Hospital Regional de Ariquemes, porém um dos elementos veio a óbito a caminho do hospital e o outro logo após dar entrada no mesmo e o terceiro elemento conseguiu se evadir em meio ao matagal tomando rumo ignorado.
As vitimas relataram que estavam em sua residência na linha C-30 quando um veículo branco passou em frente ao local em atitude suspeita e logo em seguida dois elementos armados com arma de fogo se aproximaram e anunciaram o roubo e sob grave ameaça subtraíram da residência um veiculo VW Gol de cor prata e placa NCV-9738, uma quantia de R$ 100,00 em espécie, 03 celulares e uma espingarda e após deixaram as vítimas amarradas com fios se evadiram do local.
Uuma testemunha viu quando os elementos se evadiram do local no veiculo roubado, acompanhados de um Fiat Siena de cor branca que dava apoio na ação do roubo.
Pouco depois da troca de tiros com os assaltantes a guarnição da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) abordou um veículo Fiat Siena de cor branca que passava no local em atitude suspeita e o veiculo era ocupado por dois elementos, ambos com passagem pela polícia e ao serem indagados de onde estavam os mesmos disseram que haviam ido à cidade de Monte Negro para vender o veiculo Siena, isso por volta de meio dia, no momento em que foram abordados retornavam de monte negro.
Foi feito contato no local em que eles disseram ter ido e as pessoas que lá estavam disseram que os mesmos não haviam estado no local na data de hoje, sendo o veículo Siena reconhecido pela testemunha como sendo o mesmo que estava no local do roubo.
As vitimas do roubo reconheceram os infratores que vieram a óbito como sendo os mesmos que efetuaram o roubo.
Os corpos dos assaltantes foram liberados para a funerária de plantão e os celulares que estavam com eles assim como as armas de fogo e o veiculo roubado, foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Ariquemes para medidas cabíveis.
Dentro do veículo VW Gol foi encontrada uma arma de fogo tipo espingarda sem numeração, marca e calibre aparente.
O veículo Siena que foi abordado e reconhecido pela testemunha como sendo o mesmo que deu apoio no roubo, também foi apresentado na Delegacia, assim como os elementos que ocupavam o veiculo.
Na delegacia a irmã do infrator Rafael relatou que conhece um dos indivíduos que estava no veículo Siena identificado como Edivaldo que atende pela alcunha de Neguinho, sendo que Edivaldo relatou a estes policiais que não conhece nenhum dos infratores do roubo.
Outra pessoa que acompanhava a irmã de Rafael reconheceu Edivaldo e relatou que o mesmo por volta das 14hs00min de terça-feira (24) foi até a residência de Rafael e perguntou sobre o paradeiro de Rafael, sendo que este respondeu que não sabia , momento este que Edivaldo o perguntou se ele também roubava, porque tinha um serviço pra fazer, que era jogo rápido, mamão com açúcar, porém a testemunha respondeu que tinha que trabalhar e não faria isso.
Os dois assaltantes mortos foram identificados como sendo Alex Junior da Silva, 19 anos, e Rafael Marcelo Carvalho da Silva, 21 anos, e os indivíduos que estavam no veículo Siena foram identificados como sendo Edivaldo Martin de Lima, 30 anos, e Marcelo Cassemiro da Silva, 19 anos.
(Fonte: Tudo Rondônia, Autor: Alerta Notícias)