Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Abordagem: Entrevista com José Mariano Beltrame: os desafios da Segurança Pública no Rio de Janeiro

Em entrevista ao Rio Como Vamos, o Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, comenta os números da Pesquisa de Percepção 2011 do RCV, que mostram a avaliação positiva e a sensação dos entrevistados de melhoria da segurança, assim como o otimismo em relação à política das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). 

Apesar de receber com satisfação os resultados, ele se mostra cauteloso e ciente de que muito ainda precisa ser feito para consolidar a queda dos índices de criminalidade e a sensação do carioca de melhora. Sobre a crítica dos insatisfeitos de que falta policiamento, o secretário demonstra tranquilidade ao concordar com a reclamação e diz que os esforços empregados nos últimos anos para preparar a Academia de Polícia começarão a dar resultados em agosto, quando a instituição passará a formar 500 policiais por mês, fornecendo assim o efetivo necessário para completar o programa das UPPs e reforçar o policiamento nas ruas da cidade.

Com o projeto das UPPs consolidado, seguindo o cronograma estabelecido, Beltrame diz que é hora de levar serviços e assistência para as comunidades, uma atribuição que deve ser de todos, não só da polícia ou dos órgãos oficiais. Segundo ele, é preciso “mostrar para essas pessoas que é muito melhor estar do lado da lei, da ordem, do Estado, do que estar do lado da tirania imposta pelo fuzil, pelo tráfico”. Para os próximos anos, diz o Secretário, seus desafios à frente da Segurança Pública são tecnologia, combate à corrupção e ensino e capacitação dos policiais. Veja a seguir a entrevista completa:

RIO COMO VAMOS – Mudanças na percepção das pessoas costumam acontecer mais lentamente do que as mudanças estatísticas, mas vemos que a melhora na segurança mostrada nos números do ISP já é sentida pelos cariocas. Na Pesquisa de Percepção do Rio Como Vamos, 56% dos entrevistados, de um total de 1.358, dizem que a segurança melhorou ou melhorou muito com a atual política da secretaria. Como o Sr. recebe essa notícia?

JOSÉ MARIANO BELTRAME – Com alegria, sem dúvida nenhuma, mas a gente sabe que ainda tem muito o que se fazer. 

Rio Como Vamos