Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Astrônomos identificam galáxia mais antiga e distante já descoberta

Astrônomos americanos confirmaram a descoberta da galáxia mais distante e antiga já descoberta pelo homem. O agrupamento estrelar, batizado de z8 – GND- 5296, está tão distante que a luz foi emitida apenas 700 milhões de anos após o big bang. Vale lembrar que atualmente o universo tem 13,8 bilhões de anos, ou seja a luz visualizada foi emitida a 13,1 bilhões de anos atrás.

A pesquisa foi realizada com imagens dos telescópio Hubble, levando 900 horas para ser concluída e catalogando cerca de 100 mil galáxias.

De acordo com os cientistas, o estudo ajuda a entender o comportamento das galáxias e estrelas no passado. “Quando observamos uma galáxia tão distante no tempo, estudamos a primeira formação de galáxias. Ao comparar as propriedades de galáxias a distâncias diferentes, podemos explorar como elas evoluíram ao longo da idade do Universo”, explicou Bahram Mobasher, professor de física e astronomia da Universidade da Califórnia.

Segundo o estudo, a galáxia se encontra na mesma parte do céu noturno que a recordista de distância anterior, que também tinha uma elevada taxa de formação estelar. “Essa observações nos ajudam a aprender algo sobre o Universo distante. Esses dados nos levam a concluir que há muitas mais regiões de alta formação estrelar do que se pensava anteriormente. Deve haver um bom número deles, já que encontramos dois na mesma área do céu”, finaliza Steven Finkelstein , pesquisador da Universidade do Texas que também participou do projeto.

FONTE: Jornal Pequeno