Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Mulheres são maioria nas eleições deste ano em Rondônia


As mulheres são maioria entre os eleitores aptos a votar este ano em Rondônia. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) que analisou o perfil dos eleitores no estado. De acordo com a Justiça Eleitoral, Rondônia tem 1,127 milhão de pessoas regularizados com o órgão. Quase 50 mil a mais do que nas últimas eleições gerais.

A diferença entre o eleitorado feminino e masculino é de apenas 1%. São cerca de 560 mil eleitores homens contra 568 mil mulheres. A maioria delas tem 25 a 34 anos, ensino fundamental incompleto. Apesar do crescimento de quase 50% no número de aptos a votarem, a Justiça Eleitoral também tenta conscientizar os jovens e idosos que não são obrigados, mas devem vot

As eleições de outubro devem levar às urnas mais de 140 milhões de brasileiros para escolher representantes para presidência, governo, senado, câmara federal e assembleias legislativas. Em Rondônia, os mais de 500 candidatos tentam conquistar mais de um milhão de eleitores de diferentes faixas estárias, escolaridade e sexo.

Mas, segundo o cientista político Vinícius Miguel, essa maioria está longe de se refletir na representação política. "Há uma subrepresentação da mulher. No caso, por exemplo, do parlamento estadual de 24 deputados, somente quatro são mulheres. No caso do parlamento federal, essa discrepância também persiste. De oito apenas uma é mulher", esclarece Miguel.
Além do sexo e idade, o levantamento também traz a esco
laridade dos eleitores. Em Rondônia 32% o ensino fundamental incompleto. Depois vem o público com ensino médio completo que são 16%. Com nível superior são 15%.
(FONTE-G1/RO)