Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Militantes argelinos decapitam turista francês sequestrad



ARGEL (Reuters) - Militantes argelinos decapitaram o turista francês Hervé Gourdel, sequestrado por atiradores no domingo no que o grupo disse ser uma resposta à ação da França contra os combatentes do Estado Islâmico no Iraque.

Em um vídeo divulgado por seus captores, Gourdel, de 55 anos e natural da cidade de Nice, é visto ajoelhado com os braços amarrados atrás das costas diante de quatro militantes mascarados que leem uma declaração em árabe criticando a intervenção francesa.
Em seguida, eles o empurram para um lado e o seguram. O vídeo não mostra a decapitação, mas mais tarde um combatente segura a cabeça diante da câmera.

“Eis por que os Soldados do Califado na Argélia decidiram punir a França, executando este homem, e defender nosso amado Estado Islâmico", diz um dos militantes no comunicado que lê em voz alta.

A França lançou seus primeiros ataques aéreos contra alvos do Estado Islâmico no Iraque na sexta-feira passada, e afirmou que tudo deve ser feito para livrar a região do grupo.

O presidente francês, François Hollande, confirmou a morte de Gourdel, e prometeu que as operações militares francesas contra o grupo radical sunita prosseguirão.

"Nosso compatriota foi morto de forma cruel e covarde por um grupo terrorista. Hervé Gourdel foi assassinado por ser francês", declarou Hollande, visivelmente abalado pelos eventos, na Organização das Nações Unidas (ONU). “Minha determinação é total, e esta agressão só a fortalece. A França continuará a combater os terroristas em toda parte. As operações contra o Estado Islâmico irão continuar”.

Os Soldados do Califado, grupo ligado aos militantes do Estado Islâmico na Síria e no Iraque, publicaram um vídeo na segunda-feira assumindo a responsabilidade pelo sequestro e mostraram o homem que se identificou como Gourdel.

(FONTE-REUTERS BRASIL)