Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Pré-estudo realizado pela AMPI diz que galeria agrava alagamentos na cidade


Um estudo realizado pela AMPI - Associação dos Moradores do bairro Princesa Isabel, comprovou o que alguns moradores reclamavam, em que uma galeria localizada na Avenida Brasil, saída para Nova Geasia, provoca um aumento no alagamento de até 60 cm, suficiente para isolar o bairro Princesa Isabel na Avenida José Linhares e na Rua Piauí e também a Avenida São Paulo, principais ruas de acesso ao bairro Princesa Isabel. 

Por ser um fenômeno que ocorre de vez em quando, as enchentes só chamam atenção das autoridades quando acontece. Mas há suspeitas de que essa galeria vinha desde 2010 sendo a responsável pelo agravamento, pois desde aquela época alguns moradores estavam desconfiados e começaram a acompanhar. 

Depois disso o presidente da associação do bairro, criou uma comissão de moradores próximos ao local para que começasse a acompanhar a galeria, e constatou-se realmente que até a água estourar por cima no aterro da galeria, ela já provocou o alagamento da Rua Piauí e a Avenida José Linhares, suficiente para deixar o bairro Princesa Isabel, praticamente isolado da cidade.

A última enchente que ocorreu em dezembro de 2014, teve mais agravamento ainda, do que em 2010, pois muitas áreas na cidade foram aterradas, principalmente no baixadão do bairro Princesa Isabel, com isso a tendência é que cada  vez o alagamento vai subindo mais pra cima em áreas que antes não alagavam. Claro que a galeria não é responsável pelo alagamento, mais ajuda a contribuir para que isso aconteça, aliados a isso os fenômenos da natureza, que vem mudando, provocando chuvas de intensidade muito forte em regiões pequenas, provocando alagamentos.




(Fonte: Assessoria da AMPI)