Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Documentário sobre reflexos de usina será exibido de graça em Porto Velho



O documentário "Jaci: Sete pecados de uma obra amazônica" será exibido gratuitamente no período de 29 a 30 de maio, em Porto Velho. O longa aborda reflexos da construção da usina hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira, e a rebelião dos trabalhadores em 2011. Um dos diretores, Caio Cavechini, estará presente para debater a obra, na capital.

A película também será exibida no distrito de Jaci-Paraná, local que abrigou a maior parte dos trabalhadores na época da construção das usinas.
O filme discorre sobre questões ambientais, disputas, denúncias e prisões durante a construção do empreendimento e a grande demanda de trabalhadores na vila de Jaci Paraná, logo no início da obra, em 2010.

A rebelião no canteiro de obras em 2011 também é um dos destaques do filme. Em março daquele ano, a hidrelétrica foi surpreendida com um motim entre os trabalhadores. A princípio, a manifestação era um protesto contra as condições de trabalho e segurança. Quase 50 ônibus que faziam o transporte dos trabalhadores e 35 alojamentos foram queimados ou destruídos e outras 30 instalações da usina foram danificadas, segundo a Secretaria de Defesa e Cidadania do Estado (Sesdec).

Os depoimentos do documentário foram colhidos durante quatro anos, segundo o cineclube CineOca, organização responsável por exibir a mostra. O filme foi realizado com recursos da ONG Repórter Brasil, organização que identifica e torna públicas situações que desrespeitam os direitos trabalhistas e causam impactos socioambientais no Brasil.
Serviço
Filme: "Jaci: Sete Pecados de Uma Obra Amazônica"
Duração: 202 minutos
Quanto: Gratuito
Quando e onde: 29/05, às 19h, no ginásio do distrito de Jaci-Paraná, e 30/05, às 19h, no Sesc Esplanada de Porto Velho

FONTE-G1