5% de usuários cadastrados foram autorizados a usar a ferramenta
Publicado em terça-feira, 3 Novembro, 2020 - 20:53 Por Gésio Passos - Brasília
A nova ferramenta de pagamento e transferência digital de valores, o PIX, teve seu funcionamento restrito iniciado nesta terça-feira (03). Até às cinco da tarde, 1.570 transações com PIX foram realizadas experimentalmente.
Até 5% dos usuários cadastrados escolhidos por cada instituição financeira foram autorizados a utilizar a ferramenta na fase de teste. Por enquanto, o horário para transações está restrito entre 9h e 22h.
Segundo Angelo Duarte, chefe do departamento de Competição do Banco Central, algumas instituições apresentaram instabilidade no início dos testes, mas os sistemas que conectam o PIX funcionaram como esperado.
A média de transações neste primeiro dia foi de R$90. A maior transação do dia foi de R$35 mil. A partir de 9 de novembro, os bancos poderão ampliar a base de clientes em condições de usar a nova ferramenta. O pix estará funcionando plenamente para todos clientes cadastrados, a partir do dia 16 de novembro.
Já foram registradas nos bancos mais de 60 milhões de chaves, que são os códigos individuais para fazer as transações usando o novo sistema.
Aos poucos o PIX deve substituir as transferências de valores hoje feitas por TED e DOC. O novo instrumento é gratuito e garante a transferência instantânea de recursos pelo clientes independente do banco utilizado.
Edição: Joana Lima
0 Comentários