Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Policiais são recebidos a tiros durante fiscalização no Parque Estadual Guajará-Mirim em RO

 Disparos atingiram as viaturas da Polícia Militar. Ninguém ficou ferido.

Policiais militares foram recebidos a tiros no Parque Estadual Guajará-Mirim durante patrulhamento para fiscalização nesta quarta-feira (16). Vídeos e fotos registraram o momento do ataque e os disparos que atingiram as viaturas (veja acima).

Segundo informações repassadas à Rede Amazônica, os policiais seguiam por um caminho dentro da reserva florestal, quando em determinado ponto os disparos começaram. Ninguém ficou ferido.

As fiscalizações do Parque Guajará são ações constantes e este não é o primeiro episódio de ataque no local. Em maio de 2020, agentes foram alvo de uma emboscada por mais de 50 pessoas encapuzadas, segundo informações da Polícia Ambiental à época.

No episódio mais recente, um servidor da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) foi baleado durante um confronto da Polícia Militar (PM) com invasores. O confronto durou aproximadamente 15 minutos e o servidor foi baleado no antebraço.

O Parque Estadual de Guajará-Mirim está localizado nos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, no Estado de Rondônia.


Segundo o levantamento do Instituto Socioambiental (ISA), entre os principais conflitos presentes na Unidade de Conservação estão: grilagem, invasões, desmatamentos, incêndios, transformação do local em pastagem, além da caça e pesca ilegal.

Recentemente os limites do parque estadual e da reserva Jaci-Paraná sofreram uma redução de aproximadamente 220 mil hectares, após a aprovação de uma lei de autoria do governador de Rondônia Marcos Rocha (PSL). A lei foi considerada inconstitucional pela Justiça.

Dados divulgados pela ONG WWF Brasil apontam que o desmatamento no Parque Estadual Guajará-Mirim aumentou consideravelmente após a aprovação da norma.


Parque Estadual

Postar um comentário

0 Comentários