Secretário de saúde reconheceu superlotação, mas diz que situação ficou atípica após pacientes serem sendo levados para unidades de Porto Velho.
A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) transferiu vários dos pacientes internados no Hospital João Paulo II, em Porto Velho. A medida foi realizada após imagens de superlotação serem divulgadas na quarta-feira (3) pelo Jornal de Rondônia 2ª Edição.
Em vídeos enviados à Rede Amazônica, vários pacientes apareciam dormindo no chão, um deles apenas sobre um lençol.
Nesta quinta-feira (4), o secretário Coronel Jefferson Rocha falou sobre a situação do principal pronto-socorro de Porto Velho. Segundo ele, a superlotação existiu, mas o problema já foi solucionado.
"Hoje passei no Hospital de Base e a gente vai distribuir esses leitos superlotados. Vamos distribuir dentro das nossas unidades, temos o Regina Pacis, e o Santa Marcelina. O fato é que embora a situação seja antiga, agora neste momento é atípica porque nós já tínhamos diminuído a superlotação dos leitos do João Paulo II", afirma.
Na gravação feita por celular na quarta-feira foi possível ver crianças, jovens e adultos internados pelos corredores do hospital, a maioria improvisando formas para se acomodar.
Em outro trecho do vídeo é possível ver um colchão no chão e, sobre ele, duas pessoas dividindo o mesmo espaço. Mais acima há uma maca com outra paciente.
Segundo a reclamação de um paciente internado, todos no pronto-socorro dividiam espaço com os profissionais que precisam circular pelo local. Vários internados estavam em bancos, cadeiras e colchões.
Por g1 RO
0 Comentários