Kryvyi Rih, na região central da Ucrânia, foi alvo de mísseis que atingiram um prédio residencial e um centro de ensino, segundo ministério ucraniano. Presidente do país falou de "terrorismo de Estado". No domingo, edifícios na capital russa também foram atingidos.
Cinco pessoas morreram e 43 ficaram feridas em um ataque nesta segunda-feira (31) a um prédio residencial de Kryvyi Rih, a cidade natal do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
O Ministério do Interior ucraniano afirmou que a Rússia é responsável pelo bombardeio, que também atingiu um edifício onde funciona um centro de ensino.
O governo russo não havia se pronunciado sobre a acusação até a última atualização desta notícia, mas, nesta manhã, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, falou que "medidas estão sendo tomadas" para defender seu país de ataques da Ucrânia.
No domingo, drones que a Rússia disse serem de origem ucraniana atingiram prédios comerciais e residenciais em Moscou. Um deles abrigava escritórios de ministérios russos. Ninguém morreu, e Kiev não reivindicou autoria.
No ataque desta segunda na Ucrânia, o alvo também foram prédios residenciais e do governo, segundo o ministro Ihor Klymenko.
"Os russos atacaram a cidade com dois mísseis: um deles destruiu um edifício residencial, do quarto ao nono andar", disse Klymenko.
O outro míssil atingiu um edifício de um centro de ensino público, de acordo com Klymenko.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, chamou o ataque de "terrorismo de Estado".
"Bombardear edifícios residenciais, um edifício universitário, um cruzamento. Infelizmente há mortos e feridos. Pessoas podem estar sob os escombros", escreveu Zelensky nas redes sociais.
Kryvyi Rih, onde Zelensky nasceu, também foi bombardeada em meados de junho deste ano. Na ocasião, 12 pessoas morreram após mísseis atingirem um edifício residencial de quatro andares e um depósito.
Drones na Rússia
Também nesta segunda-feira, um ataque de drones ucranianos atingiu uma delegacia na região russa de Briansk, fronteiriça com a Ucrânia, de acordo com o governador regional, Alexandre Bogomaz.
"As forças ucranianas atacaram o distrito de Trubchevsk durante a noite", escreveu Bogomaz no Telegram. Ele disse ainda que não houve vítimas.
Kiev não havia se pronunciado sobre o caso até a última atualização desta notícia.
Os ataques com drones contra o território russo e na península da Crimeia, anexada por Moscou em 2014, aumentaram nas últimas semanas, como parte da contraofensiva de Kiev iniciada em junho deste ano.
Por g1
0 Comentários