Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Enem 2023: 2º dia tem questão anulada, citação ao agro e perrengue por causa do calorão

 Candidatos fizeram neste domingo (12) provas de matemática e ciências da natureza. Gabarito oficial da prova será antecipado pelo Inep para esta terça-feira.

O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo (12) com as provas de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia), teve uma questão anulada, novas referências ao agronegócio (após polêmicas nas provas de humanas) e perrengues por causa da onda de calor intensa no país.

Questão anulada - Uma questão sobre gripe A-H1N1, que já tinha sido usada no Enem PPL (para pessoas privadas de liberdade) em 2010, foi anulada pelo Inep por não ser inédita. No atual exame, a questão era a de número 117 da prova amarela, 164 da azul, 93 da rosa e 115 da cinza.

Outra questão repetida - Uma outra pergunta, que abordava o padrão de contagem de um determinado povo indígena, também já tinha aparecido - no caso, no vestibular da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em 2003. O Inep decidiu, porém, manter essa questão.

Nível de dificuldade - No geral, a prova do segundo dia foi considerada de média complexidade por professores ouvidos, que avaliaram a parte de matemática como "cansativa".

O que caiu - O Enem voltou a citar o agronegócio uma semana após o tema ter aparecido nas provas de humanas e causado protestos da "bancada do agro". No segundo dia, foram quatro questões sobre consequências negativas do agronegócio (como o uso de pesticidas e o desmatamento). Os candidatos também tiveram de responder sobre TPM, álcool e Síndrome de Down.

Onda de calor - Pelo país, os estudantes reclamaram do calor e relataram perrengues para conseguir se concentrar nas provas. Com termômetros que se aproximaram dos 40ºC, os problemas enfrentados pelos alunos foram de falta de ar-condicionado a disputas por locais com sombra para se abrigar antes do início da prova.








Por g1 — São Paulo

Postar um comentário

0 Comentários