Dados do Censo 2022 divulgados pelo IBGE mostram que somente duas capitais possuem sede dentro da faixa de fronteira com outros países do continente.
Dados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (21) mostram que somente duas capitais possuem sede dentro da faixa de fronteira com outros países do continente, sendo Rio Branco (AC) e Boa Vista (RR).
Isso porque a análise das populações em faixas de fronteira é feita considerando os setores censitários, que são as subdivisões do território usadas pelo instituto para fazer as entrevistas para o Censo.
Ou seja, com a longa extensão territorial, o distrito sede de Porto Velho fica a mais de 150 km da fronteira, mas parte de seus distritos, como Fortaleza do Abunã e Extrema, fazem parte da considerada "faixa de fronteira".
Os dados por setor censitário permitem – além de saber quantas pessoas vivem em uma determinada área – analisar as cidades por dentro. É possível, por exemplo, saber quão distante as pessoas estão de hospitais ou escolas.
As subdivisões por distritos e subdistritos, também apresentadas nesta quinta, seguem as leis e lógicas municipais.
0 Comentários