Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Israel mata filhos e netos do líder máximo do Hamas em ataque aéreo com jatos

 Mortes ocorreram em ataque aéreo a residências de parentes de Ismail Haniyeh, número 1 do Hamas.


Um ataque aéreo israelense na Faixa de Gaza matou três filhos e três netos do líder máximo do grupo terrorista Hamas, Ismail Haniyeh, nesta quarta-feira (10). Outro neto dele ficou ferido no ataque.

O ataque foi confirmado pelo Hamas e também pelo porta-voz do exército de Israel, que afirmou que os filhos de Haniyeh eram agentes do grupo terrorista.

Haniyeh, que atualmente vive em Doha, no Catar, acusou Israel de agir com “espírito de vingança e assassinato”. As mortes constituem o ataque de mais alto escalão feito por Israel na guerra com o Hamas até agora.

O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari, confirmou o ataque. Ele afirmou que jatos israelenses atacaram "três agentes" na região central da Faixa de Gaza.

O exército de Israel confirma que eram os filhos de Ismail Haniyeh, segundo a rede Al Jazeera.

O ataque ocorre em meio a negociações de cessar-fogo na guerra entre Israel e Hamas, que já duram meses.

O próprio Haniyeh também confirmou as mortes em uma entrevista à rede Al Jazeera. Ele afirmou que os seus filhos “foram martirizados no caminho para a libertação de Jerusalém e da Mesquita Al-Aqsa”.

“O inimigo criminoso é movido pelo espírito de vingança e assassinato e não valoriza quaisquer padrões ou leis”, disse ele na entrevista por telefone.

“O inimigo acredita que, ao atingir as famílias dos líderes, irá pressioná-los a desistir das exigências do nosso povo”, disse Haniyeh. “Qualquer um que acredite que atacar os meus filhos irá pressionar o Hamas a mudar a sua posição está delirando.”

O Exército de Israel ainda não havia se pronunciado sobre o caso até a última atualização desta reportagem.


Quem é Ismail Hanyieh

Ismail Haniyeh é o chefe do Hamas desde 2017. O grupo tem um órgão deliberativo de 15 membros que escolhe quem é o dirigente máximo do Hamas.

Quando ele chegou ao poder, era visto como um político pragmático. Naquela época, o Hamas se esforçava para suavizar sua imagem, de acordo com reportagens publicadas na mídia internacional.

Desde 2020, Haniyeh vive em Doha, no Catar, porque o bloqueio impõe dificuldade para ele sair e voltar para Gaza (o território palestino é bloqueado em todas as fronteiras, com Israel e também com o Egito).










Por Associated Press

Postar um comentário

0 Comentários