Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Estudante de Cacoal representa Rondônia no programa Jovem Senador 2024

 A estudante Karen Angelo Pinheiro de 18 anos, foi selecionada pelo programa Jovem Senador 2024 e vai representar Rondônia em Brasília. A jovem é estudante da escola estadual Cora Coralina, em Cacoal (RO) e teve a redação escolhida entre 1.137 textos enviados para o concurso.

Estudante Karen Angelo Pinheiro, 18 anos, vencedora do programa Jovem Senador 2024 em Rondônia — Foto: Holdia Alves/Seduc



Em entrevista ao g1, Karen disse que conheceu o programa através da professora e orientadora Júlia Aparecida Garcia, que convidou a jovem para escrever a redação. A Professora apresentou o tema da edição deste ano que foi: “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”.


No texto, Karen argumentou sobre a concentração de poder e a corrupção política. A redação foi enviada para Porto Velho, juntamente com a sua inscrição.

Redação escrita por Karen Pinheiro, para o Projeto Jovem Senador — Foto: Reprodução/Projeto jovem Senador


Para Karen, a premiação foi uma grande surpresa. Ela conta que não acreditava que seria possível vencer o concurso, afinal eram dezenas de escolas e centenas de redações enviadas para serem escolhidas um vencedor que iria representar Rondônia, no Senado Federal entre o dia 5 e 9 de agosto.


"Eu não demonstrei ansiedade durante a espera do resultado, pois achava que seria algo ímpossível de conquistar", revela Karen.

O resultado foi divulgado pela direção da escola durante um aulão com os alunos do terceiro ano. A estudante percebeu uma movimentação diferente na escola, quando a diretora surpreendeu ela com a premiação.


"Minha diretora chegou acompanhada de várias pessoas filmando e segurando uma caixa escrito Jovem Senador. Quando vi aquilo, a ficha começou a cair", conta a jovem.

Karen contou ainda que tudo isso é encarado como uma oportunidade, já que há 90 anos, as mulheres não tinham o direito de votar e isso para ela é uma grande conquista. Além disso, ela ressaltou a importância da premiação no último ano do ensino médio, para ela é fundamental ter algo que a guie.


"Estar fazendo parte disto é uma honra indescritível e anseio por trazer ainda mais orgulho ao retornar de Brasília", finaliza Karen.


O programa Jovem Senador acontece todos os anos e proporciona aos estudantes do ensino médio de escolas públicas, estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso.


O processo de seleção do concurso tem duas etapas:


Profissionais de Porto Velho escolhem três redações do estado e as envia para Brasília, onde uma é escolhida.

O aluno e o professor orientador são selecionados para representar o estado no Senado Federal, em Brasília.

Em Brasília, os jovens senadores participam da Semana de Vivência Legislativa e são orientados a atuar como representantes de seus estados durante as sessões plenárias e reuniões das comissões temáticas.


Ao final da semana, vários projetos de lei são apresentados e votados em sessão plenária. Assim, por meio de suas ideias legislativas, os jovens senadores têm a possibilidade de intervir ativamente no ordenamento jurídico do país, caso as propostas sejam aceitas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.

Edições anteriores


Desde 2008, Rondônia tem sido representada no programa Jovem Senador. Na última edição do programa, Rondônia foi representada pela estudante Karoliny Discher Martini, de 18 anos, da escola estadual Princesa Isabel, em São Miguel do Guaporé (RO).


Os últimos representantes do programa Jovem Senador:


Ana Paula Schwengber - Jovem Senadora em 2014

Roberto Macurap Júnior- Jovem Senador em 2015

Leonardo Silva Brito- Jovem Senador em 2016

Maique Suile Carmo dos Santos- Jovem Senador em 2017

Letícia Nazare da Silva- Jovem Senadora em 2018

Nayara de Oliveira Silva - Jovem Senadora em 2019

Guilherme Bento Smaleski- Jovem Senador em 2022

Karoliny Discher Martini- Jovem Senadora em 2023

Karen Angelo Pinheiro- Jovem Senadora em 2024

Em cerca de 16 anos, todos os representantes de Rondônia no Programa Jovem Senador são do interior do estado.


Fonte G1/RO


Postar um comentário

0 Comentários