Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Agricultura: Produção de Rondônia deve dobrar com a entrega de equipamentos

Apostando na continuidade do crescimento da agricultura no Estado, cuja produção deverá ser dobrada a partir de 2012, o governador Confúcio Moura realizou na manhã desta quinta-feira (8) a entrega de 25 tratores para a Empresa de Assistência Técnica Rural (Emater), que ficará responsável pelo repasse às associações de pequenos produtores rurais em regime de comodato, ou seja, sem custo algum.

Ao todo foram adquiridos 47 veículos pesados (22 já foram entregues), equipados com carreta, grade, roçadeira e distribuidor de calcário, como parte do Projeto Calha Norte, coordenado pelo Ministério da Defesa, no valor de R$ 5,5 milhões, recursos garantidos por meio de emendas do ex-senador Expedito Júnior e do ex-deputado federal, Lindomar Garçom, com complementação do governo do Estado, que ainda ficou responsável pela licitação.


Dividindo o discurso por áreas, como calcário, desmatamento, código florestal e peixes, o governador destacou que o momento era importante considerando-se a atual realidade de Rondônia, Estado que se sobressai em relação aos demais do País com a agricultura familiar, mas que também padece com a carência de investimentos em setores como a industrialização do calcário, cuja produção atual na usina de Pimenta Bueno, estimada em 36 mil toneladas por mês, é insuficiente para atender à demanda. Para suprir essa carência, aumentando a produção para cerca de 80 mil toneladas/mês, Confúcio reforçou que pelo menos R$ 12 milhões estão sendo disponibilizados para uma nova usina. Já os geólogos do Estado têm como desafio descobrir novas minas.