Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

ZEP: Rondônia caminha para se tornar pólo exportador

O estado de Rondônia deu esta semana um importante passo em sua caminhada rumo à industrialização voltada para a exportação. Em audiência realizada na quarta-feira (21), em Brasília, no gabinete do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, com o senador Valdir Raupp e o secretário estadual do Desenvolvimento, Edson Vicente, foi protocolado o projeto que cria a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) dentro do estado.



O projeto prevê a construção de um pólo industrial numa área de 150 hectares, a 20 quilômetros do centro da capital, Porto Velho. O secretário Edson Vicente afirmou que a audiência foi “muito produtiva”. “O ministro Pimentel reafirmou o compromisso assumido com o estado de Rondônia e se comprometeu em dar todo o apoio necessário para a viabilização do projeto”, esclareceu Vicente.
O próximo passo nesse sentido será a visita do ministro Pimentel a Rondônia, pré-agendada para a primeira quinzena de fevereiro. “Na ocasião, vamos reunir os empresários e abrir o debate sobre a implantação da ZPE em Rondônia”, afirmou o secretário Edson Vicente.

As ZPEs são áreas de livre comércio de importação e de exportação, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior. Para terem acesso aos benefícios fiscais, essas empresas têm de exportar 80% de sua produção. A importação de insumos e bens de capital sem similar nacional para a fabricação do que for exportado também fica isenta de Imposto de Importação, IPI e PIS/Cofins.

Fonte: rondoniadinamica