Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Indígenas doam mais de 600 kg de alimentos para famílias carentes prejudicadas pela Covid-19 em RO

Batata doce, mamão e abóbora foram alguns dos alimentos doados pelos indígenas. Cerca de 15 famílias da aldeia participaram da 'corrente do bem'.

Indígenas da etnia Gavião doaram mais de 600 quilos de alimentos para famílias carentes prejudicadas pela pandemia do novo coronavírus, em Ji-Paraná (RO), região central do estado.

Segundo o indígena Josias Gavião, a corrente solidária foi formada com apenas um objetivo: arrecadar parte da produção sustentável do campo para doar a quem precisa.



"Nesse período de pandemia, as pessoas que não têm condições sofrem muito mais que as outras pessoas e nós temos produções na Terra Indígena Igarapé Lourdes. Lá o povo Gavião já vinha produzindo e entregando os alimentos no PAA, aí surgiu a ideia de nós também darmos a contribuição para o município, para que eles possam distribuir às famílias carentes", afirma.

Cerca de 15 famílias indígenas aderiram à iniciativa. E elas doaram de tudo um pouco: banana, batata doce, mamão, mandioca e abóbora, por exemplo.

A aldeia tem quase mil indígenas, e, para fazer a entrega dos alimentos em segurança, apenas cinco indígenas se deslocaram até a área urbana de Ji-Paraná. A medida visa reduzir o risco de contaminação pela Covid-19 na tribo.

"Nós estamos tentando segurar o máximo possível na terra indígena, pois a gente sabe que o risco que corremos é muito grande, as aglomerações. A ida para cidade faz com que nós ficamos mais vulneráveis a este vírus", afirma Josias.

Foram mais de 600 quilos doados, que segundo o município de Ji-Paraná, vão beneficiar mais de 40 famílias da cidade.

A seleção para escolher as famílias que iriam receber os alimentos da tribo Gavião foi feita por meio da Secretaria de Assistência Social.

Fonte: G1/RO

Postar um comentário

0 Comentários