Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Ponte do Abunã é inaugurada em Rondônia e vai facilitar o acesso ao Acre

 Estrutura de 1,5 km de extensão começou a ser construída em 2014. Cerimônia contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

Após sete anos de espera, a Ponte do Abunã foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (7), no distrito de Abunã, em Porto Velho. A ponte vai facilitar o acesso ao estado do Acre, que em 2014, ficou isolado depois que a cheia do rio Madeira alagou boa parte da BR-364.


A cerimônia, que contou com a participação de diversas autoridades, entre elas o presidente Jair Bolsonaro, reuniu centenas de pessoas, que sem máscara, aglomeraram durante o evento, contrariando recomendações do Ministério da Saúde.

A obra é uma das maiores já erguidas pela engenharia na Amazônia. São 1,5 km de extensão e mais de 14 metros de largura. A ponte possui duas pistas de rolagem, acostamento em ambos os lados e passarela para pedestres.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estima que, após liberado o tráfego, vão passar cerca de 2 mil veículos por dia, número que deve aumentar de 3% a 5% ao ano.


O superintendente do Dnit no Acre, Carlos Moraes, diz que com a ponte e também outras intervenções na BR-364, o estado não deve mais ficar isolado como há 7 anos.




A ponte começou a ser construída em 2014 e teve cerca de R$ 140 milhões gastos nas obras. Após diversas paralisações na construção, inclusive em 2020 por causa da pandemia, o Ministério da Infraestrutura confirmou no final de abril deste ano a data para a inauguração da ponte.


Curiosidades sobre a ponte

A ponte tem 1.517 metros de extensão;

O trecho de navegação, chamado de vão, tem 170 metros de distância entre uma pilastra e outra;

A ponte é curvada, nos moldes de um arco, e no ponto mais alto atinge 30 metros em relação à lâmina da água;

A largura da pista é de 14,45 metros, enquanto a calçada tem 1,5 metro;

A ponte fica no encontro dos rios Madeira e Abunã;

A estimativa é que cerca de 2 mil veículos passem por ela todos os dias.

Fonte G1/RO

Postar um comentário

0 Comentários