Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Duplicação da BR-364 entre RO e MT: veja prazos e próximos passos

 Rodovia deve passar por processo de privatização antes de ter outros trechos duplicados. Estudo que viabiliza concessão de mais de 700 km da BR está em fase final; entenda.


A BR-364 é uma das principais rotas brasileiras de ligação interestadual. Atualmente o estudo que aponta a viabilidade da privatização e duplicação nos trechos entre Porto Velho (RO) e Comodoro (MT) está na fase final. De acordo com o Ministério da Economia, a previsão é que o leilão de privatização aconteça entre outubro e dezembro de 2022.


O processo de concessão acontece por meio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e deve envolver 715,2 km. A duplicação será priorizada nos trechos de maior tráfego, mais próximos das cidades e com maiores riscos de acidentes.


Segundo o Ministério da Economia, a concessão da BR promete melhorar a qualidade da via e segurança dos condutores e passageiros, através da manutenção adequada, melhoria da sinalização, implantação de passarelas, além dos pontos de parada de descanso para caminhoneiros e atendimento médico.


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia aponta que a duplicação da via deve gerar viagens mais rápidas e com isso diminuir os custos relacionados aos fretes, já que os caminhões e demais veículos de carga vão fazer viagens em menor tempo, economizando combustível e piso asfáltico.


Para o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviários de Passageiros e Cargas no Estado de Rondônia (Sinttrar), os benefícios da pista dupla serão sentidos diretamente no transporte de cargas e pessoas.

Acidente"Vamos chegar no tempo que é programado e aí o cliente fica com mais segurança e ele volta a usar os ônibus porque as vezes os clientes não pegam os ônibus porque a gente marca um horário e chega no outro devido o movimento da BR-364", aponta o presidente do Sinttrar, Da Silva.s e mortes na BR-364

Outro possível benefício gerado pela duplicação da BR-364, apontado pelos órgãos de trânsito, é a diminuição considerável dos números de acidentes.


Dados da PRF, coletados entre o início de 2018 e final de 2021, apontam que mais de 300 pessoas morreram em acidentes de trânsito na BR-364 em Rondônia. No mesmo período, mais de cinco mil pessoas ficaram feridas.

Por Jaíne Quele Cruz, g1 RO

Postar um comentário

0 Comentários