Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Alt da Imagem

Surto de gripe: veja como aliviar sintomas da influenza mais rápido

Sintomas como dor de garganta, tosse, febre ou nariz escorrendo devem ser tratados em casa com repouso e hidratação adequada


 O surto de gripe vem ampliando seu alcance no território brasileiro. Atualmente, ao menos 17 estados já registraram casos de H3N2, um dos subtipos do vírus influenza.


A gripe é uma doença relativamente comum e pouco letal – o perigo maior é para idosos, crianças e pessoas com problemas no sistema imunológico. Os sintomas da gripe são dor de garganta, tosse, febre ou nariz escorrendo. A condição pode provocar desconfortos e alguns cuidados específicos, como fazer gargarejos com água morna e sal ou usar uma bolsa de água quente nos músculos, ajudam a aliviá-los.


Além de manter o repouso, é importante reforçar a hidratação. Confira as principais dicas para melhorar de uma gripe rápido:


1. Ficar de repouso


Ficar em repouso é essencial para diminuir os sintomas da gripe, pois permite que o corpo use toda a sua energia para combater a doença. Fazer qualquer atividade física quando se está doente diminui as defesas do corpo, aumenta o risco de exposição a outros agentes infecciosos e retarda a cura.


 

2. Beber bastante líquido


Consumir líquidos, especialmente água, é muito importante para se livrar da doença o mais rápido possível. Em caso de febre, os líquidos também ajudam a evitar a desidratação.


3. Usar remédios apenas com orientação


Caso existam muitos sintomas, o médico pode recomendar o uso de alguns medicamentos, como dipirona, paracetamol ou ibuprofeno. Mas, idealmente, os remédios só devem ser usados se houver indicação profissional.


4. Fazer gargarejos com água e sal


Os gargarejos com água e sal ajudam a diminuir o desconforto e a inflamação da garganta, além de serem eficazes na remoção de secreções.


5. Aumentar a umidade


Aumentar a umidade do local em que se está, como no quarto ou em uma sala de estudo, por exemplo, ajuda a diminuir o desconforto da tosse e do ressecamento do nariz. Para isso, basta deixar um balde com água no cômodo.


6. Usar bolsa de água quente


Em alguns casos, pode haver também dor muscular. Utilizar uma bolsa de água quente sobre os músculos ajuda a diminuir o desconforto, pois relaxa a musculatura devido à vasodilatação.

Fonte - Com informações do portal Tua Saúde)

Postar um comentário

0 Comentários