Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Alt da Imagem

Com estoque baixo, Fhemeron de Rolim de Moura convoca população da Zona da Mata para doar sangue

 

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) de Rolim de Moura, informa que o estoque de bolsas de sangue está abaixo dos níveis normais e convoca a população da região da Zona da Mata para fazer doações de sangue.


Segundo o diretor administrativo da Fhemeron no município, Carlos Augusto dos Santos, e o médico responsável técnico, Haroldo Linhares Júnior, a situação é considerada crítica.


“Em Alta Floresta do Oeste conseguimos coletar 181 bolsas de sangue. Porém, são 10 dias para que esse sangue entre no circuito. Durante esse período de 10 dias a amostra do sangue coletado vai para Porto Velho e Amazonas para serem realizados diversos testes, somente depois do resultado o sangue é disponibilizado para salvar vidas”, ponderou o diretor Carlos Augusto.


SANGUE TEM VALIDADE


O diretor administrativo, Carlos Augusto, explica que o sangue coletado possui um período para ficar estocado e se não for utilizado ele vence. “As bolsas coletadas possuem um prazo de validade de 30 dias. Por isso, se faz necessário a doação para suprir a falta de sangue. O ideal é que fossem coletadas por dia de 15 a 20 bolsas de sangue”.


VIDAS SALVAS


Os mutirões de cirurgias realizados pelo Governo de Rondônia em parceria com as prefeituras necessitam de sangue. Muitos não sabem, mas cada bolsa de sangue consegue salvar, até três vidas.


As campanhas de coleta de sangue realizadas nos municípios do interior têm salvado vidas em todo o Estado de Rondônia. “As 181 bolsas coletadas em Alta Floresta do Oeste não são exclusivas para a região. São distribuídas para os outros Hemocentros”, disse o diretor.


PARCERIAS


A secretária regional da Casa Civil, na região da Zona da Mata, Eliene Siqueira – Lia – , enfatiza a parceria com a prefeitura de Rolim de Moura, que tem cedido médicos para ajudar no atendimento da unidade Fhemeron em Rolim de Moura. “A Administração Municipal é uma grande parceira e tem contribuído diretamente para salvar vidas”, explicou Eliene.


Ela reforça ainda que as instituições financeiras, faculdades, prefeituras e igrejas dos municípios da região da Zona da Mata são grandes parceiros nas campanhas de coleta. “Vale ressaltar que a Fhemeron está de portas abertas para parcerias em novas campanhas de coleta”, frisou.


O diretor administrativo, Calos Augusto destaca que os moradores de qualquer município do Estado de Rondônia poderão procurar o Hemocentro. “Atendemos moradores de qualquer município, estamos prontos e à disposição. Para aqueles que nunca doaram sangue, posso dizer para ficarem tranquilos, é apenas uma picadinha, mas não tenham medo. Doar sangue, não te deixa mais fraco, não te deixa doente, ao contrário, quando você doa sangue, ele é testado de tantas maneiras que se o seu sangue for bom para doação, significa que você está saudável. As pessoas se assustam um pouco por medo de agulha, mas pensa na quantidade vidas que você pode salvar. Pode vir doar, é uma picadinha que não machuca, estamos sempre precisando”, relatou.

Postar um comentário

0 Comentários