Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Alt da Imagem

Bolsonaro quer vice 'fiel', sem aspiração política e dá dica de que nome é Braga Netto

O presidente Jair Bolsonaro deu algumas dicas nesta segunda-feira (21) que indicam que seu vice na disputa pela reeleição será o atual ministro da Defesa, o general Braga Netto.

Em uma entrevista, o presidente revelou que o vice será mineiro, nascido em Belo Horizonte e formado em colégio militar. Todas as características batem com Braga Netto. O nome do ministro já vinha aparecendo, no meio político, como favorito para compor a chapa com o presidente.


O blog conversou nesta manhã com lideranças políticas e pessoas ligadas ao governo. O que Bolsonaro quer é um vice que seja fiel a ele e que não tenha aspirações políticas. Ele vê em Braga Netto essas virtudes.

 O presidente teme um companheiro de chapa que possa se tornar uma ameaça em momentos de instabilidade, fortalecendo eventuais discussões sobre impeachment, por exemplo.


O atual vice, o também general Hamilton Mourão, vai disputar as eleições como candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul. Ao longo do mandato, a relação dele com Bolsonaro passou por fortes desgastes. Em várias oportunidades, Mourão apresentou opiniões diferentes das de Bolsonaro e foi desautorizado pelo presidente.


O episódio mais recente ocorreu logo após a invasão da Ucrânia pela Rússia. Mourão se manifestou antes de Bolsonaro sobre a deflagração da guerra e disse que o Brasil era contra a invasão. Horas mais tarde, Bolsonaro, sem se dizer contra ou a favor da ação russa, disse que cabia a ele, o presidente da República, se manifestar sobre o caso, e não ao vice.


Situações como essa afastaram Bolsonaro e Mourão nos últimos três anos, e o vice passou a ocupar cada vez menos espaço nas reuniões ministeriais e no dia a dia do governo.

Fonte - G1

Postar um comentário

0 Comentários