Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Rio Machado sobe rapidamente e 30 famílias ficam desalojadas de novo em Ji-Paraná, RO

 Neste sábado (12), várias ruas estavam alagadas na cidade. Nível da água está em 11,24 metros.



Ao menos 30 famílias foram desalojadas de novo, em Ji-Paraná (RO), após o rio Machado voltar a subir. Neste sábado (12) a água já alagava várias ruas da cidade.


Durante a manhã deste sábado, o rio Machado atingiu a marca de 11,24 metros e está a 60 centímetros de atingir a maior cheia dos últimos 45 anos de medições, que foi registrada em fevereiro.


A ultima atualização da Defesa Civil mostra que mais de 300 residências já foram atingidas pela cheia. Ainda não há famílias desabrigadas, mas as desalojadas, aquelas que precisaram ir para a casa de amigos ou familiares, só aumenta e são mais de 30 no momento.

Ainda segundo o município, devido às fortes chuvas em Cacoal (RO), o rio machado deve seguir subindo pelas próximas horas e essa água vai chegar a Ji-Paraná.


No mês passado Ji-Paraná já havia enfrentado uma grande cheia, considerado a maior de 45 anos. Centenas de famílias precisaram sair de suas casas.

Últimas marcas

O rio Machado é medido pela Agência Nacional de Águas (ANA) desde 1977. Até fevereiro de 2022, a maior marca tinha sido registrada em 2014. Na época, o rio chegou aos 11,66 metros e cerca de 200 famílias foram afetadas.


Já cinco anos depois, em 2019, o nível do rio voltou a subir e chegou aos 11,62 metros. Várias famílias também tiveram que sair de casa na época.

O nível do Rio Machado catalogado nesta segunda sobrepôs os anos de 2019 e 2014 e se tornou a maior desde que o rio começou a ser mensurado, em 45 anos.

Por Gedeon Miranda, Rede Amazônica

Postar um comentário

0 Comentários