Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Rússia anuncia 'cessar-fogo parcial' para permitir corredores humanitários; governo local diz que ataques continuam e adia retirada de moradores

 As primeiras - e por enquanto únicas - regiões a serem beneficiadas com rotas humanitárias serão as das cidades de Mariupol e Volnovakha. Cessar-fogo permitirá que civis deixem a cidade de Mariupol durante um período de cinco horas, segundo a RIA, agência russa de notícias.


A Rússia declarou um "cessar-fogo parcial" de 5 horas, e disse que seu Exército pararia ataques "localizados" neste sábado. Duas regiões seriam beneficiadas inicialmente: Mariupol e Volnovakha,a ambas no leste ucraniano.

No entanto, logo em seguida chegou a informação de que a retirada dos habitantes de Mariupol, porto estratégico ucraniano cercado pelas forças russas, foi adiada devido a múltiplas violações russas do cessar-fogo, segundo acusou a prefeitura da cidade neste sábado.

A retirada de civis, que deveria começar antes do meio-dia (horário local), "foi adiada por razões de segurança" porque as forças russas "continuam bombardeando Mariupol e seus arredores", afirmou a prefeitura no aplicativo Telegram.

Segundo a RIA, agência russa de notícias, civis poderiam deixar Mariupol e suprimentos e medicamentos poderiam chegar à cidade durante esse período de cinco horas.

A Rússia deixou claro que a redução na ofensiva não vale para todo o território ucraniano.

O prefeito de Mariupol disse que um cessar-fogo permitiria que o trabalho seja feito para restaurar a infraestrutura destruída pelos bombardeios.

O conselho de Mariupol disse que os civis poderiam seguir em direção à cidade de Zaporizhzhia e usar rotas de ônibus especialmente organizadas, bem como seus próprios carros.

Fonte - G1

Postar um comentário

0 Comentários