Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Alt da Imagem

Eclipse total da Lua ocorre neste domingo e será visível em Rondônia

 Confira os melhores horários para observar o eclipse. Durante a noite também ocorrerá o fenômeno conhecido como "Lua de Sangue".

Entre a noite deste domingo (15) e a madrugada de segunda-feira (16) acontece o primeiro e único eclipse total da Lua em 2022. Ele será visível em Rondônia.


No estado, os melhores horários para acompanhar o fenômeno devem ser entre 23h e 01h (ou seja, 0h às 2h no horário de Brasília).


Ao longo da noite, os espectadores verão a "Lua sumindo com a sombra da Terra passando na frente". Isso quer dizer: o Sol, a Terra e Lua se alinharão e a Lua passará na sombra da Terra.


Quando o evento chegar em sua totalidade (perto de 00h11, no horário de Rondônia), a Lua ficará avermelhada, isso é popularmente conhecido como "Lua de sangue". Nesse caso, a explicação se dá pois os raios solares, apesar de serem encobertos pela Terra, continuam atingindo a superfície da lua, pois a luz do sol atravessa a atmosfera da Terra e é desviada.

O eclipse deste domingo poderá ser observado não apenas no Brasil, mas em toda a América do Sul e América Central, parte da América do Norte, parte da Europa e parte da África.


Nenhum equipamento especial é necessário para observar o eclipse. A Lua de Sangue será visível ao olho nu. Mas, o uso de binóculos ou de um telescópio pode melhorar a visão e a intensidade da cor vermelha.


Além disso, um local escuro, longe de luzes brilhantes contribui para as melhores condições de visualização.

Durante a noite deste domingo (15), o Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, realiza uma transmissão ao vivo para mostrar o eclipse total da lua.

A transmissão será feita através do canal do Observatório Nacional, no YouTube, em parceria com várias instituições e com astrônomos amadores e profissionais, a partir de 22h15 (horário de Rondônia).

Por g1 RO

Postar um comentário

0 Comentários