Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

PF apura caso de indigenista e jornalista inglês desaparecidos na Amazônia

 Os dois sumiram nesse domingo (5), na região do Vale do Javari, no Estado do Amazonas. Segundo organização indígena, o brasileiro vinha sofrendo ameaças.


A Polícia Federal no Amazonas (PF) está apurando o desaparecimento na Amazônia do indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian. Os dois sumiram nesse domingo (5), na região do Vale do Javari, no Estado do Amazonas.

Segundo informações da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), Bruno recebia constantes ameaças de madeireiros, garimpeiros e pescadores.


Em nota divulgada nesta segunda-feira (6), a entidade diz que eles desapareceram no trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte.

Também segundo a nota, Bruno Pereira é "experiente e profundo conhecedor da região, pois foi Coordenador Regional da Funai de Atalaia do Norte por anos". Eles viajavam com uma embarcação nova, de 40 cavalos, e 70 litros de gasolina, o suficiente para a viagem.

"Os dois se deslocaram com o objetivo de visitar a equipe de Vigilância Indígena que se encontra próxima à localidade chamada Lago do Jaburu (próxima da Base de Vigilância da FUNAI no rio Ituí), para que o jornalista visitasse o local e fizesse algumas entrevistas com os indígenas", diz o texto da Univaja.


Segundo o Guardian, Phillips está trabalhando em um livro sobre meio ambiente com apoio da Fundação Alicia Patterson. Ele mora em Salvador e também faz reportagens sobre o Brasil há mais de 15 anos para outros veículos como Washington Post, New York Times e Financial Times.


O que diz a Polícia Federal

Em nota, a PF-AM informou que o caso "está sendo apurado". O órgão não deu outros detalhes das investigações.

"Assim que levantadas as informações e, quando disponíveis, encaminharemos para conhecimento de todos", diz a nota.

Por g1 AM

Postar um comentário

0 Comentários