Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Em sete meses, mais de 600 casos de violência contra a mulher são registrados em Ariquemes, RO

O número de casos de violência contra a mulher em Ariquemes (RO) aumentou cerca de 18% nos primeiros sete meses de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados repassados pela Polícia Civil.

De janeiro a julho de 2021 foram registrados 511 casos de violência contra a mulher, entre eles: lesões corporais e ameaças. Já em 2022, no mesmo período, já foram 607 casos registrados.


Quando se trata de feminicídios, que é quando a mulher é assassinada pelo fato de ser mulher, somente neste ano, dois casos foram confirmados e outras quatro tentativas registradas. A tabela abaixo também mostra os casos tentados e consumados dos dois últimos anos:

Segundo dados repassados pela Polícia Militar (PM) sobre a patrulha Maria da Penha, até o mês de julho nas cidades da região do Vale do Jamari rondoniense, haviam 324 medidas protetivas de urgência ativas.


As medidas protetivas são ordens judiciais que têm objetivo de proteger pessoas que estejam em situação de risco, perigo ou vulnerabilidade. A Lei Maria da Penha, por exemplo, prevê a solicitação de medidas protetivas para impedir a violência doméstica, fazendo com que o agressor não se aproxime da vítima.


Após as denúncias, os casos são encaminhados para a Delegacia da Mulher em Ariquemes para que possa ser formada uma rede de proteção.

 Denúncias podem ser feitas pelos contatos 190 da Polícia Militar, 197 da Polícia Civil e 180 da Central de Atendimento à Mulher.


Para que a vítima saia dos ambientes de violência o município conta com uma casa para acolher a mulher e também, se necessário, os filhos.


Denúncias podem ser feitas pelos contatos 190 da Polícia Militar, 197 da Polícia Civil e 180 da Central de Atendimento à Mulher.

Por Franciele do Vale, Rede Amazônica

Postar um comentário

0 Comentários