Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Manifestação acontece em frente a Justiça Federal de Porto Velho no dia internacional dos Povos Indígenas

 Entre os direitos reivindicados pelos indígenas, está a demarcação dos territórios e combate ao desmatamento e grilagem.


Indígenas de várias etnias realizaram uma manifestação em frente ao prédio da Justiça Federal, no centro de Porto Velho, nesta terça-feira (9). O movimento foi realizado em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas com o objetivo de cobrar direitos.


Uma das lideranças que esteve no ato foi Maria Eva Kanoé, representante da Organização dos Povos Indígenas de Rondônia, Noroeste do Mato Grosso e Sul do Amazonas (Opiroma). Ela comentou como a existência indígena está diretamente ligada à proteção do meio ambiente.

"Defender a vida dos povos indígenas é defender a vida também da humanidade, das florestas, de tudo que existe nela, de todas nossas riquezas. É por esse motivo que nós estamos aqui neste ato tão importante pra dizer a toda sociedade que nós existimos, que estamos aqui e vamos continuar no futuro do Brasil”.

Entre os direitos reivindicados pelos indígenas, está a demarcação dos territórios e combate ao desmatamento e grilagem dentro das áreas protegidas. Segundo André Karipuna, líder de seu povo, a TI onde ele vive é alvo frequente de invasões.


"Nosso território está todo invadido. A gente vem sofrendo com esse impacto social e ambiental e ameaça constantemente todo ano que se passa", apontou.


Durante a manifestação, os indígenas entregaram uma carta ao poder judiciário federal, pedindo a proteção das terras originárias e o andamento de processos sobre cadastro rural, danos ambientais e outros assuntos.


Por Rede Amazônica e g1 RO


Postar um comentário

0 Comentários