Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

10 distritos de Porto Velho completam 23 anos de criação

 Abunã, Calama, Demarcação, Extrema, Fortaleza do Abunã, Jaci-Paraná, Nazaré, Nova Califórnia, São Carlos e Vista Alegre do Abunã foram criados oficialmente em 1999.

Jaci- Paraná, distrito de Porto Velho — Foto: Pedro Agostinho da Trindade/Arquivo pessoal

Eles são banhados pelo Rio Madeira, estão localizados no topo do mapa do Estado de Rondônia e comemoram 23 anos de criação nesta terça-feira (29).

As 10 localidades foram elevadas à condição de distrito em 1999, através da Lei 1378, mas geograficamente já faziam parte da História rondoniense. O distrito de Calama, por exemplo, teve grande importância econômica durante o ciclo da borracha.

O mapa abaixo ajuda a entender suas localizações
Mapa dos distritos de Porto Velho — Foto: Prefeitura de Porto Velho/Reprodução
Nova Califórnia
Extrema
Vista Alegre do Abunã
Fortaleza do Abunã
Abunã
Jaci-Paraná
São Carlos
Nazaré
Calama
Demarcação
Festival de Nazaré — Foto: Governo de RO/Divulgação

Culturalmente falando o Festival de Nazaré é considerado um dos mais tradicionais da região amazônica. A única forma de acesso ao distrito é pelas águas do Rio Madeira.

O festejo acontece há quase meio século com apresentações de grupos de boi-bumbá, quadrilha e carimbó. Ele também é conhecido por passar de geração em geração as tradições dos povos da região amazônica.

Além do festejo cultural, Nazaré também é conhecido pela criação da Festa da Melancia. O festival é registrado principalmente quando ocorre a baixa do Rio Madeira e formam-se as praias.

A tradição também nasceu como uma homenagem a uma das maiores fontes de renda do distrito.
Produção de melancia de Nazaré, distrito de Porto Velho — Foto: Shara Alencar/globoesporte.com

Turismo

Durante o verão amazônico e com a seca do rio Jaci-Paraná, o distrito, que leva o mesmo nome do rio, recebe turistas anualmente para o festival de praia. Além dos banhos, o paraíso de água doce abre espaço para os esportes, como os torneios de vôlei.
Praia em Jaci-Paraná (RO) — Foto: Facebook/Reprodução

Jaci-Paraná, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE) é o distrito mais populoso com aproximadamente 13 mil habitantes.

Administração
Os distritos são unidades administrativas pertencentes aos municípios.

Em 2021 foi criada a Superintendência Municipal de Desenvolvimento e Integração Distrital (SMD), responsável pela integração, desenvolvimento, estudos e pesquisas nos distritos ao longo da BR-364 e nas localizadas nas margens do Rio Madeira.

Segundo informado pela Prefeitura de Porto Velho nesta terça-feira (29), para o orçamento de 2023 está previsto investimento de R$ 8 milhões para infraestrutura dos distritos.

Por Redação

Fonte G1/RO

Postar um comentário

0 Comentários