Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Torre de energia derrubada: polícia abre inquérito por atentado criminoso e tenta localizar suspeitos em RO

A Delegacia Regional de Rolim de Moura (RO) abriu um inquérito de atentado contra o fornecimento de eletricidade para identificar os criminosos que derrubaram uma torre de energia na zona rural do município, na última segunda-feira (9).

Em entrevista à Rede Amazônica, o delegado Mário Henrique disse nesta quarta-feira (11) que a perícia inicial já descartou a possibilidade da torre ter caído por uma ação climática.


"A equipe da Polícia Civil foi ao local, após ser acionada pela concessionária, e constatou indício de uma ação humana no rompimento dos cabos que sustentam uma torre de energia. Essa torre então ficou inclinada, veio ao solo e ainda puxou a torre seguinte. Pela análise ocular da perícia, foi feito um corte ocular nos fios de energia, ou seja, os cabos foram cortados de forma linear com instrumento mecânico e isso ocasionou a queda da torre", destacou o delegado regional.



 Perícia inicial já descartou que torre de energia em Rolim de Moura tenha caído por alguma ação climática. 'Cortes dos cabos foram feitos de forma linear por algum instrumento mecânico', diz delegado.


A Polícia Civil de Rolim de Moura pediu ajuda para, caso algum morador tenha informação sobre a ação criminosa, que denuncie.


"Como é um crime que atinge toda a coletividade, pode deixar cidades inteiras sem o fornecimento de energia, é importante contar com o apoio da população. Qualquer informação que tenha nesse sentido, ouviu dizer alguma coisa, pode ligar pra gente no telefone 197 ou pelo site da Delegacia Virtual da Polícia Civil", ressalta.


Ataque a mais torres

Além de Rolim de Moura, outra torre foi derrubada no início desta semana na zona rural de Itapuã do Oeste.


Por causa disso, segundo a Energisa, responsável pela distribuição de energia no estado, cerca de 300 famílias ficaram por horas sem energia elétrica.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que "há indícios de vandalismo" também na queda da torre em Itapuã.


A Aneel disse que a queda da torre no domingo (8) causou desligamento de unidades geradoras das usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, ambas construídas no Rio Madeira, em Porto Velho, e responsáveis pela geração de energia elétrica de parte do país.

Já a Eletronorte, que também atua na transmissão e geração de energia, informou que mobilizou equipe para substituição da torre em Itapuã, com previsão "de conclusão dos serviços ao longo desta quarta-feira (11)".


Uma torre de transmissão instalada em Medianeira, no oeste do Paraná, também caiu. Agentes da Polícia Federal (PF) afirmaram que foram encontrados danos em cabos de sustentação da torre de transmissão de energia do sistema de Furnas.


Na terça-feira (10), o governo federal também criou uma força-tarefa para prevenir casos de vandalismo com o sistema elétrico brasileiro.


O gabinete de acompanhamento vai receber e processar informações sobre novas tentativas de sabotagem ou vandalismo, tanto sob o aspecto de integridade física, como também cibernética das instalações.


Por Matheus Afonso, Rede Amazônica — Rolim de Moura

Postar um comentário

0 Comentários