Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

PF cumpre 11 mandatos de busca e apreensão em RO contra suspeitos de envolvimento nos atos golpistas de janeiro

 Nova fase da operação Lesa Pátria foi deflagrada nesta sexta; nomes dos alvos não foram divulgados. Equipes atuam em nove estados e no DF; 294 investigados estão em prisão preventiva.

A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira (17) 78 mandados em nove estados e no Distrito Federal contra suspeitos de envolvimento nos atos golpistas do dia 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram alvos de vandalismo e depredação em Brasília.

Ao todo, são 46 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de prisão. Os nomes dos alvos não foram divulgados. Até as 9h, 12 pessoas tinham sido presas.

Essa é a oitava fase da operação Lesa Pátria, e a maior desde que os atos passaram a ser investigados.

De acordo com informações da PF, os mandados têm a seguinte distribuição:

  • Bahia: 2 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão (mesmos alvos);
  • Distrito Federal: 2 mandados de busca e apreensão;
  • Espírito Santo: 1 mandado de busca e apreensão e 1 mandado de prisão (mesmo alvo);
  • Goiás: 2 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão (mesmos alvos);
  • Maranhão: 1 mandado de busca e apreensão e 1 mandado de prisão (mesmo alvo);
  • Minas Gerais: 9 mandados de busca e apreensão e 8 mandados de prisão (mesmos alvos, sendo que um será alvo apenas de buscas);
  • Paraná: 2 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão (mesmos alvos);
  • Rondônia: 11 mandados de busca e apreensão;
  • Rio Grande do Sul: 3 mandados de busca e apreensão e 3 mandados de prisão (mesmos alvos);
  • São Paulo: 13 mandados de busca e apreensão e 13 mandados de prisão (mesmos alvos).

A mulher suspeita de pichar a estátua da Justiça durante atos golpistas, Débora Santos, foi localizada e presa em Paulínia (SP).

Segundo informações preliminares da PF, um dos alvos dos mandados de prisão é a mulher flagrada em foto e vídeo pichando a frase "perdeu, mané" na estátua que simboliza a Justiça em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal.

O ex-servidor público da cidade Erlon Paliota Ferrite e o mecânico Fábio Alexandre de Oliveira foram presos em Penápolis (SP). Em imagens gravadas no dia 8, Fábio aparece sentado em uma poltrona que afirma ser do ministro do STF Alexandre de Moraes.

294 seguem presos

Nesta quinta (16), o Supremo Tribunal Federal informou que concluiu a análise das prisões de todos os suspeitos detidos nos dias seguintes aos atos de terrorismo na Esplanada dos Ministérios – seja em flagrante, seja nas fases anteriores da operação Lesa Pátria.

Relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes rejeitou os pedidos de liberdade de 86 mulheres e 208 homens que tiveram as condutas consideradas mais graves. Com isso, esses 294 suspeitos foram mantidos em prisão preventiva.

A maior parte desse grupo vai responder por crimes graves, como dano qualificado, abolição violenta do Estado de Direito e golpe de Estado.

Por Isabela Camargo, Fábio Amato e Camila Bomfim, GloboNews e TV Globo

Postar um comentário

0 Comentários