Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Sobrevoo mostra cidade do Maranhão que pode sumir por causa de crateras

 Buriticupu é a cidade maranhense com a maior concentração de crateras. São 26 buracos gigantes que avançam sobre a cidade e tiram o sono dos moradores.

As fortes chuvas que ocorrem nos últimos meses no Maranhão têm causado vários transtornos e assustado moradores. Buriticupu, cidade a 417 km de São Luís, vive em alerta por conta dos riscos causados pelas voçorocas, enormes crateras que, há mais de 30 anos, vem invadindo parte da cidade.

Imagens de drone (veja acima) mostram que o município do Maranhão corre o risco de desaparecer por causa de crateras. São 26 buracos gigantes que avançam sobre a cidade e tiram o sono dos moradores.

Por meio do vídeo é possível observar várias imagens da cratera que ameaça engolir casas que estão ao seu redor. Durante o período chuvoso a situação só piora na região.

Esses enormes abismos são provocados por um fenômeno geológico chamado de 'voçoroca', que acontece em áreas onde a vegetação é escassa e não mais protege o solo. Com isso, fortes chuvas deixam os terrenos ainda mais suscetíveis a desmoronamentos.


Cratera engole casas

Nos últimos dez anos, só uma voçoroca engoliu três ruas e mais de 50 casas em Buriticupu. Parte da Vila Santos Dumont despareceu completamente e as casas que ainda não desabaram, estão próximas aos barrancos e foram abandonadas. A família do serralheiro João Otávio Farias perdeu 14 casas de aluguel.

"Em 2001, meu pai comprou esse terreno, construiu a casa de moradia dele, o local de trabalho dele que era uma marcenaria, ele mexia com madeira e no decorrer do trabalho dele, ele foi comprando um terreno aqui, construindo uma casinha ali e fazer como se fosse aposentadoria dele. Essas casas aqui eram todas alugadas. Chegou um ponto que ninguém alugaria mais por conta do perigo", diz o serralheiro.


Cerca de 180 famílias correm o risco de perder suas casas em Buriticupu e cobram uma solução do poder público. "O nosso objetivo é assegurar o direito dos nossos sócios de ter a sua moradia digna, descente e em um lugar seguro", diz um morador.

Nos últimos anos, 27 famílias foram retiradas por estarem em áreas de risco. Uma decisão judicial obriga a Prefeitura de Buriticupu a garantir moradia segura e desenvolver ações para conter o avanço das voçorocas.

"Essa decisão determina o deslocamento, realocação dessas famílias dessas que vivem em áreas de risco próximas as voçorocas e determina providências para diminuir o risco de novos desabamentos", explica Felipe Dammos, juiz da Comarca de Buriticupu.

O assessor-jurídico de Buriticupu, Gustavo Costa, diz que a situação fugiu do controle do município. "É um problema gravíssimo que, infelizmente, hoje fugiu do controle do município. A prefeitura realiza paliativos, hoje em virtude da decisão judicial, o que a gente faz é catalogar as áreas de risco, monitoramento, realoca as pessoas e faz obras paliativas dentro das suas possibilidades", afirma.


Por g1 MA

Postar um comentário

0 Comentários