Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Ucrânia diz ter abatido míssil que a Rússia considerava “extremamente difícil” de interceptar

 Kh-47 tem alcance de 2.000 quilômetros e viaja a cerca de 10 vezes a velocidade do som


A afirmação da Ucrânia de que uma bateria de defesa Patriot, fornecida pelos Estados Unidos, destruiu um dos mísseis balísticos mais modernos da Rússia é um momento notável no conflito, que está em seu 15º mês.

O presidente russo, Vladimir Putin, e os militares russos elogiaram o Kinzhal, ou Kh-47, como um exemplo do arsenal de mísseis modernizado da Rússia, alegando que sua velocidade hipersônica o torna extremamente difícil de interceptar.

O Kh-47 tem um alcance de cerca de 2.000 quilômetros, portanto, pode ser disparado longe do campo de batalha.

Ele viaja a cerca de 10 vezes a velocidade do som e é derivado do míssil balístico Iskander, de alcance mais curto, que é lançado do solo. Ele carrega uma ogiva de quase 500 quilos.

A inteligência ucraniana acredita que a Rússia tem apenas algumas dezenas de mísseis Kinzhal em seu arsenal – uma afirmação que não pôde ser verificada de forma independente.

Vários mísseis Kinzhal foram lançados contra alvos ucranianos em março, mas não está claro que dano eles causaram ou se todos atingiram seus alvos.

Em abril, o Ministério da Defesa da Ucrânia disse que os sistemas Patriot haviam chegado dos EUA, Alemanha e Holanda.

Se um desses sistemas já destruiu um Kh-47, como dizem os ucranianos, isso põe em questão as capacidades de uma das novas gerações de armas da Rússia.

Depois que o Kinzhal foi testado pela primeira vez, Putin disse ao Conselho Federal da Rússia em 2018: “As características únicas de voo do porta-aviões de alta velocidade permitem que o míssil seja lançado no ponto de descarga em minutos”.

Ele também disse que sua velocidade hipersônica permitiria “superar todos os sistemas de defesa antiaérea e antimísseis existentes e, acredito, prospectivos, lançando ogivas nucleares e convencionais em um alcance de mais de 2.000 quilômetros”.

A Rússia fez reivindicações ambiciosas para vários de seus sistemas militares mais recentes, mas sua proeza não foi comprovada.

Embora implantado em pequeno número, o mais novo tanque principal de batalha dos russos, o T-90M, parecia vulnerável a munições não sofisticadas, e o carro-chefe da frota russa do Mar Negro, o Moskva, foi afundado no início do conflito.

Analistas questionaram as capacidades do Kinzhal durante a fase final de seu voo, sugerindo que ele pode não ser tão manobrável ou tão rápido quando se aproxima de um alvo.

A implantação do Patriot representa uma mudança radical nas capacidades de defesa aérea da Ucrânia, que têm sido altamente dependentes das defesas aéreas S-300 da era soviética – para as quais as munições agora parecem escassas.

Os Patriots fornecem uma dimensão moderna às camadas de defesa aérea da Ucrânia, assim como o sistema alemão IRIS-T. Mas também é muito mais complexo, exigindo cerca de 100 funcionários para operar.

O porta-voz da força aérea ucraniana, Yurii Inhat, disse no sábado (6) que os russos “estavam dizendo que o Patriot é uma arma americana obsoleta e as armas russas são as melhores do mundo”.

“Bem, há confirmação de que funciona efetivamente até mesmo contra um míssil super hipersônico.” Ihnat disse, acrescentando que interceptar o Kinzhal é “um tapa na cara da Rússia”.


Tim Listerda CNN

Postar um comentário

0 Comentários