A nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue levou empresas aéreas a cancelarem voos na Austrália e na Nova Zelândia. A companhia aérea australiana Qantas teve de cancelar neste domingo seus voos domésticos e várias conexões com a Nova Zelândia devido às cinzas na atmosfera procedentes da nuvem do vulcão.
As cinzas foram empurradas por fortes ventos a 9,4 mil km de distância do vulcão, que fizeram com que as partículas se deslocassem por cima do Pacífico, até a Austrália e a Nova Zelândia, a uma altitude entre 6 mil e 10 mil metros.
A Qantas cancelou todos seus voos de domingo para a ilha australiana de Tasmânia, no sul, e seus voos entre a Austrália (nas cidades de Sydney e Melbourne) e Nova Zelândia (nas cidades de Christchurch, Wellington e Queenstown). Segundo o porta-voz da compahia, cerca de 1,5 mil passageiros foram afetados pelos cancelamentos.
Outras companhias aéreas também interromperam pousos e decolagens na região, deixando milhares de passageiros sem alternativas para viajar.
A Virgin Atlantic cancelou 34 voos domésticos e um internacional que partiria de Melbourne. A Jetstar também cancelou voos da Nova Zelândia e da Tasmânia para a Austrália. A companhia Air New Zealand disse não ter feito alterações em horários de voos, mas está ajustando as suas rotas. A empresa prevê que a nuvem de cinzas vulcânicas provoque transtornos ao longo de toda a semana.
Passageiros na Tasmânia disseram à televisão australiana ABC News que temem ficar vários dias presos na ilha, já que os serviços de barcas para a Austrália estão lotados nos próximos dois dias.
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br
0 Comentários