Segundo a PRF, interdição é no km 506, em São Joaquim de Bicas, no sentido BH.
Indígenas de Minas Gerais fazem ato e bloqueiam a Rodovia Fernão Dias, em São Joaquim de Bicas, na Grande BH, na manhã desta quarta-feira (7). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os manifestantes são da aldeia Katurãma.
De acordo com a concessionária Arteris Fernão Dias, a pista no sentido Belo Horizonte registra 12km de congestionamento.
O grupo protesta contra a votação do marco temporal, que deve ser julgado ainda nesta quarta-feira pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O projeto de demarcação de terras indígenas prevê que só podem ser preservadas as terras que já eram tradicionalmente ocupadas por povos indígenas no dia da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988.
Na prática, o marco temporal permite que indígenas sejam expulsos de terras que ocupam, caso não se comprove que estavam lá antes de 1988, e não autoriza que os povos que já foram expulsos ou forçados a saírem de seus locais de origem voltem para as terras.
Ainda segundo a PRF, a interdição é no km 506. O bloqueio é no sentido Belo Horizonte.
O grupo faz manifestação pacífica e pede proteção das suas terras.
A proposta do marco temporal já passou pela Câmara e aguarda análise no Senado. Para virar lei, além do aval do Senado, o texto precisa da sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Por g1 Minas — Belo Horizonte
0 Comentários