Acordo é possível pelo pacto firmado em 2000, que conta com a participação de doze países da América do Sul. Evento na ALE-RO contará com a participação de representantes de quatro estados e do Peru.
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) vai sediar a Agenda de Fortalecimento do Corredor Interoceânico da Amazônia Ocidental. O evento tem como principal objetivo promover discussões sobre a possibilidade de construção de uma estrada que ligue o Brasil aos portos do Peru no Oceano Pacífico.
A Agenda acontece na próxima segunda-feira (10), às 10h, no Plenário "Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos". Estarão presentes membros da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), parlamentares de Rondônia, empresários brasileiros e peruanos e representantes governamentais do Amazonas, Mato Grosso, Acre, Rondônia e Peru.
Como será realizado esse acordo?
O acordo é possível pelo pacto firmado em 2000, que conta com a participação de doze países da América do Sul. O pacto foi estabelecido pela Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (Iirsa).
A rodovia proposta irá interligar os estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso e Rondônia ao Peru.
Quais as vantagens?
De acordo com a Alero, uma carga despachada por um caminhão em São Paulo (SP) percorre quase 4 mil km para chegar a Assis Brasil (AC) e mais de 1,5 mil km até o porto de San Juan de Marcona (PER).
A Assembleia também afirma que a estrada será uma boa oportunidade de ampliação dos negócios entre os dois países.
Recentemente o governo de Rondônia colocou a construção desta via entre as cinco propostas prioritárias do estado que serão levadas ao presidente Luís Inácio Lula da Silva. As propostas selecionadas serão implementadas no Plano Plurianual (PPA).
Fonte G1/RO
0 Comentários