Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget


 

'Chuva extrema' chega nesta sexta e deixa SP, RJ, MG e ES em alerta para risco de deslizamentos e inundações em SP e no RJ

 Rio de Janeiro deve ser estado mais atingido, com volumes podendo chegar a 200 milímetros por dia. Cemaden emitiu alerta para que as Defesas Civis estaduais estejam prontas para possíveis ocorrências.


Com a chegada de uma frente fria vinda do Sul do país, o Sudeste deve ter fortes temporais a partir desta sexta-feira (22). De acordo com a Climatempo, a condição de tempo instável deve se estender por todo o fim de semana.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o sistema, que já havia causado tempestades nas capitais do Sul, vai trazer chuvas intensas principalmente para o litoral norte e região metropolitana de São Paulo, sul e Zona da Mata de Minas Gerais e sul do Espírito Santo.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres (Cemaden) alerta para a possibilidade muito alta de alagamentos e deslizamentos de terra nesses locais – em especial no estado do Rio de Janeiro, que pode registrar volumes superiores a 200 milímetros de chuva.

"Sem dúvida é uma situação que vai gerar algum transtorno, algum problema de deslizamento de terra e inundações. Todos precisamos ficar preparados para isso, Defesa Civil e comunidade em geral", afirma Marcelo Seluchi, coordenador-Geral de Operações e Modelagem do Cemaden.

⚠️ O Inmet emitiu alguns alertas por conta das fortes chuvas que devem acontecer no Sudeste a partir desta sexta. A Região Metropolitana de São Paulo, sul de Minas Gerais, sul do Espírito Santo e todo o estado do Rio de Janeiro estão sob aviso de “grande perigo”.

Nesses locais a chuva pode ser superior a 100 milímetros por dia e os ventos podem chegar a 100 km/h. Os alertas, de acordo com o instituto, se estendem até domingo (24).








Por Júlia Carvalho, g1

Postar um comentário

0 Comentários