Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Pesquisa aponta contaminação fecal em poços de todos os bairros de Buritis, RO

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (Unir) analisou amostras de água de 40 poços em Buritis (RO). O resultado revelou contaminação fecal em 98% dos poços analisados. Todos os bairros da cidade possuem poços contaminados.


“Em Rondônia nós temos um problema: como nós não temos saneamento básico [de qualidade], as fossas ficam do lado dos poços, então já se esperava que teria um índice de contaminação”, aponta a pesquisadora e coordenadora do estudo, Gisele Teixeira.


Assim como aponta a pesquisa, em Buritis existe tratamento e distribuição de água. Porém, cerca de 60% da população opta por não utilizar o serviço e possui como principal fonte de abastecimento os poços residenciais.

De acordo com a professora doutora Gisele Teixeira, foram analisados três poços e uma rede de abastecimento público de cada bairro de Buritis. Em todos os bairros foram encontrados poços contaminados. As amostram foram colhidas em outubro e novembro de 2023.


A pesquisa revelou que a água distribuída pela rede pública estava de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, mas quase toda a água dos poços é imprópria para consumo.

 Em Buritis existe tratamento e distribuição de água, mas cerca de 60% da população opta por não utilizar o serviço. Consumo de água ou alimentos contaminados podem causar doenças como diarreias, disenterias, hepatites, cólera e outras.


Além disso, ainda conforme a pesquisadora, padarias, restaurantes e estabelecimentos que preparam alimentos na cidade também foram alvo da pesquisa e também possuíam água contaminada.


“Então, nesses casos, eles estão vendendo alimentos que foram produzidos com água contaminada. Então além das pessoas consumirem a água contaminada elas vão consumir alimentos contaminados”, comenta a pesquisadora.


Gisele ressalta que a população opta por tratar a água dos poços com cloro, mas a substância não foi suficiente para evitar a contaminação.



“Cloro não pode ser encontrado dentro do poço. Por que? Existe um limite que pode ser adicionado na água. No poço não tem como saber a quantidade de água. Se for adicionado cloro, precisa ser adicionado à caixa de água porque vai fazer a proporção correta”, alerta.


O consumo de água ou alimentos contaminados podem causar doenças como diarreias, disenterias, hepatites, cólera e outras.


“Um dos principais objetivos de expor esses dados desta forma é mostrar para as autoridades que algo precisa ser feito para conscientizar a população e facilitar a aquisição de água de qualidade”, aponta Gisele.

Postar um comentário

0 Comentários