Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Apicultores de Vilhena, RO, esperam colher 80 toneladas de mel


Os apicultores de Vilhena, RO, retornaram a colheita nos apiários espalhados pelos municípios de Pimenta Bueno e Vilhena além de Campos de Júlio, no Mato Grosso. A safra do mel, que começa em maio e vai até dezembro, teve um breve intervalo nos meses de agosto e setembro devido ao clima seco, prejudicial à produção das abelhas. A estimativa é de que 80 toneladas de mel sejam colhidas.

Proprietário de 25 apiários em Vilhena e em Campos de Júlio, o apicultor Juarez Bruno Silveira, de 44 anos, que faz parte da Cooperativa Apícola de Mel (Cooapa), espera para este ano uma safra de bons números. Segundo ele, o Sul do estado não teve a produção comprometida, como aconteceu nas demais regiões do país devido à seca. “Nossa cooperativa espera colher em torno de 80 toneladas de mel. No ano passado a produção foi menor, chegando a 73 toneladas”,estima Silveira.

Boa parte da produção de mel em Vilhena é exportada para os municípios de Rondônia e, também, para o Mato Grosso. Segundo o presidente da Cooapa, Lauri Gerlach, a baixa produção do país neste ano favoreceu as vendas do mel produzido no município.

“Nosso mel não precisou ser estocado porque tivemos uma procura muito alta devido à falta do produto no país. Tivemos até que cancelar algumas encomendas”, ressalta Gerlach.

Esta foi a primeira vez que a cooperativa ficou sem o produto para comercialização, deixando o depósito inaugurado em junho, vazio, segundo o presidente. “Antes, quando não tínhamos o depósito, o mel tinha que ficar na casa dos cooperados e muitos não possuíam locais com condições adequadas para o armazenamento. Neste ano, até o momento, não foi preciso usar o depósito, porque o mel foi todo vendido”, revela Gerlach.

Segundo a cooperativa, o depósito de mel de Vilhena é o maior do estado, com capacidade para armazenar até 210 toneladas de mel, por três anos, sem perder a qualidade.

FONTE: G1 RONDÔNIA

Postar um comentário

0 Comentários