Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Bento XVI renuncia após quase oito anos de Pontificado

O papa Bento XVI anunciou nesta segunda-feira que deixará o Pontificado no próximo dia 28, o que marca uma decisão sem precedentes na história recente do Vaticano.

O alemão Joseph Ratzinger, de 85 anos, tinha sido eleito papa em 19 de abril de 2005 no primeiro Conclave do século XXI, após a morte de João Paulo II.

Bento XVI é o pontífice número 265 da Igreja Católica, bispo de Roma e sétimo Chefe do Estado Vaticano.


Nascido em Marktl am Inn, na Alemanha, em 16 de abril de 1927, Ratzinger serviu, como assistente de forças militares alemãs, na Segunda Guerra Mundial.

No dia 29 de junho de 1951, foi ordenado sacerdote e optou pelo trabalho docente. Ratzinger estudou na Escola Superior de Filosofia de Freising, e fez doutorado em Teologia na Universidade de Munique. Ele foi professor de Teologia e de Dogmática e História do Dogma em diversas universidades alemãs.


No Segundo Concílio do Vaticano (1962-1965), ele participou como consultor em teologia do Cardeal Joseph Frings, de Colônia. Em março de 1977, foi designado arcebispo de Munique e Freising. Naquele ano, tornou-se cardeal, e em 1981 prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé (antigo Santo Ofício). Ele foi confirmado nesse posto em 1996 por tempo indeterminado.

Responsável pelas medidas disciplinares adotadas pelo Vaticano contra os teólogos da libertação, Ratzinger foi nomeado em 2002 Decano do Colégio de Cardeais, e como tal, foi o "primus inter pares".

Coube a ele oficiar a missa do funeral de João Paulo II, falecido em 2 de abril de 2005, e a missa "pró eligendo pontífice", prévia ao Conclave por ele convocado para escolher o sucessor do papa.

No dia 19 de abril de 2005, foi eleito papa no segundo dia de Conclave e na quarta apuração.

Para seu Pontificado, escolheu o nome de Bento XVI e se tornou o 265º papa da história da Igreja e o sexto alemão desde Vitor II (1055-1057).

Sua primeira viagem oficial para fora da Itália foi à Alemanha, em agosto de 2005. Em seu país natal, visitou a sinagoga de Colônia - a segunda vez que um papa entrava em um templo judeu desde que João Paulo II entrou no de Roma, em 1986. Na Alemanha, Ratzinger condenou com dureza o nazismo.


Em seus anos de Pontificado, ele visitou diversos países, entre eles o Brasil, onde esteve em 2007, para dar início à Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, em Aparecida. O papa também se encontrou com o presidente Luis Inácio Lula da Silva em São Paulo, conheceu o Memorial da América Latina e participou de um encontro com jovens no estádio do Pacaembu.

O pontífice publicou três encíclicas: "Deus caritas est" (2006), "Spe salvi" (2007) e "Caritas in veritate" (2009) e o novo compêndio do Catecismo da Igreja Católica em 2005.

Em 2009, revogou a excomunhão aos bispos ordenados pelo arcebispo francês dom Marcel Lefebvre e abriu as portas da Igreja Católica Apostólica Romana aos tradicionalistas anglicanos.

Em 2010, promulgou o documento para a luta contra a lavagem de dinheiro nas instituições financeiras vaticanas, o primeiro decretado por um pontífice. Aquele ano, o quinto de seu Pontificado, foi o mais complicado pelas denúncias de casos de sacerdotes pedófilos, que inclusive afetaram o próprio pontífice por ele ter sido acusado de não combater o problema durante seu trabalho como arcebispo de Munique e em sua etapa de prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

Em 2011, ele publicou a segunda parte de seu livro "Jesus de Nazaré", no qual exonera os judeus de responsabilidade pela morte de Jesus, e em 2012 se transformou no segundo papa na história da Igreja a visitar Cuba, após João Paulo II.

Em novembro de 2012, Bento XVI apresentou "A Infância de Jesus", no qual surpreendeu com sua reflexão sobre a ausência do boi e do jumento no presépio onde nasceu Jesus.

O papa proclamou 34 santos e cerca de 600 beatos, entre eles seu antecessor o papa João Paulo II, em 1º de maio de 2011.

Bento XVI inaugurou, no dia 29 de junho de 2011, o portal multimídia da internet do Vaticano, "News.va", com uma mensagem no Twitter.

"Queridos amigos, acabo de lançar News.va. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Com minhas orações e bençãos", disse o papa em mensagem publicada no mesmo dia em que completava 60 anos sacerdotais.

No dia 12 de dezembro de 2012, deixou sua primeira mensagem na rede social Twitter.

FONTE: Terra Brasil


Postar um comentário

0 Comentários