Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Brasil recebe mais dois aviões não tripulados para patrulhar fronteiras do País

A FAB (Força Aérea Brasileira) informou nesta segunda-feira (18) que comprou e recebeu mais dois VANTs (Veículos Aéreos Não-Tripulados), que serão usados para a vigilância das fronteiras brasileiras nas Operações Ágata e durante a Copa das Confederações deste ano. Os primeiros voos estão programados para março deste ano.

Fabricadas em Israel, as aeronaves custaram R$ 48 milhões ao governo brasileiro. Os equipamentos vieram no dia 30 de janeiro, em peças separadas dentro de contêineres, e estão sendo montados na base aérea da FAB em Santa Maria (RS).


Agora, o Brasil tem quatro unidades que fazem parte do Esquadrão Hórus — as outras duas unidades estão em operação desde 2011.

Os aviões que chegaram a Santa Maria são do mesmo modelo das anteriores, mas vêm com mais recursos tecnológicos, como câmeras diurnas e de infravermelho de melhor resolução e sistemas de comunicações aperfeiçoados. Também foi recebido um radar que permite fazer imagens mesmo entre as nuvens.

Histórico

As duas aeronaves não-tripuladas que já estavam com a FAB passaram a operar em 2010. Um ano depois, com a criação do Esquadrão Hórus, houve a estreia operacional durante as Operações Ágata.

Durante a Rio +20, em 2011, um VANT participou das ações de segurança. Nestas missões, estas aeronaves fazem imagens tanto de dia quanto de noite e transmitem as informações ao vivo para os Centros de Controle.

As quatro aeronaves não tripuladas são usadas também em treinamentos militares, simulando situações de conflito.

A operação desses aviões é feita por aviadores com experiência em aviões e helicópteros de combate que ficam em solo. Esses militares também têm conhecimentoss em missões militares e sabem todas as regras de controle do espaço aéreo.

FONTE: R7 NOTÍCIAS

Postar um comentário

0 Comentários