Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Ponte que ligará RO ao AM será entregue em dezembro, diz Dnit

Ponte que ligará Rondônia ao Amazonas só será liberada para tráfego em dezembro, oito meses após o previsto (Foto: Larissa Matarésio/G1)
A ponte que ligará Rondônia ao Amazonas só deverá ser liberada para tráfego de veículos em dezembro, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit). O prazo para entrega da ponte era abril deste ano, de acordo com Elson Dias, engenheiro responsável pela obra. Entretanto, o atraso de oito meses para a liberação da ponte, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ocorre porque o processo de realocamento das famílias que moram no entorno da obra está atrasado.


Das 149 famílias, 29 fizeram acordo com o Dnit para receber indenizações, já pagas, e oito se mudaram do local. O analista em infraestrutura de transportes do Dnit Alan Lacerda explica que para a conclusão da construção dos alicerces que ligam a ponte à cabeceira é necessário que 55 casas próximas ao local sejam desapropriadas.

O analista diz que outros dez moradores serão notificados esta semana e terão um prazo de dez dias para sair dos imóveis. As outras 120 famílias acordaram em receber uma nova casa que deverá ser construída na margem esquerda do Rio Madeira em um condomínio que abrigará tanto as famílias quanto os comércios de quem trabalha no entorno da ponte.


Lacerda conta que a construção do condomínio está atrasada porque o 5º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) do Exército, que ficou responsável por fazer os primeiros levantamentos da área e pelo projeto de construção em 2010, desistiu do convênio firmado.

Uma nova licitação foi realizada e a empresa contratada está em processo final para assinar o contrato para a construção do condomínio. A obra do conjunto habitacional e da construção de seis estruturas de proteção contra impactos está orçada em R$ 95 milhões e deverá começar na segunda quinzena de abril, quando o período de chuvas termina em Rondônia.


"No contrato de licitação, consta que nos seis primeiros meses, a construtura deverá entregar 30 casas. Depois de entregue e feita a desapropriação, a empresa terá setembro, outubro e novembro para finalizar a construção da cabeceira. Depois deste prazo a ponte deverá ser liberada em dezembro", diz Lacerda.

O restante das casas do condomínio deverão ser entregues em 2014, no prazo de mais seis meses.

(Fonte: G1/RO)


Postar um comentário

0 Comentários