O número de turistas que procura o sul de Rondônia para passar férias vem aumentando. No início de abril, 22 americanos se hospedaram por uma semana numa pousada às margens do Rio Guaporé, em Cabixi (RO). A tranquilidade do ambiente, o rio e as montanhas da região chamam a atenção de quem deseja tirar alguns dias de folga. Para atrair mais hóspedes, os donos de pousadas estão investindo pesado na infraestrutura das cabanas.
Na pousada de Valdecir Francisco Mackowiak, de 47 anos, existem cabanas com televisão, chuveiro quente, ar condicionado, frigobar e internet. Além da visão direta para o Guaporé, os visitantes podem usufruir de piscina, SPA e televisão a cabo. “Queremos oferecer o máximo de conforto para nossos clientes”, diz o empresário.
A ‘pesca e solta’ é outro atrativo oferecidos aos turistas. “Quando montamos o pacote, disponibilizamos este serviço para os clientes. Todos os barcos são equipados e autorizados para navegar. Os coletes salva vidas são itens obrigatórios”, explica. Para cada embarcação existe um guia turístico. São esses profissionais que levam os turistas até as bacias de pesca. E nenhum turista pode levar o pescado para casa. “A atividade é um hobby, ou seja, depois de fotografar é obrigatório soltá-lo no rio”, revela o empresário.
A ideia de montar uma pousada no local, segundo Mackowiak, surgiu há três anos, quando trabalhava com locação de barcos para turistas. “Vi a necessidade de ofertar outros serviços”, relembra. O empresário conta que junho, julho, agosto e setembro são os meses de maior movimento. “Isso acontece porque a água do Guaporé está baixa, facilitando a pesca”.
Com a procura de hóspedes aumentando, o empresário pensa em investir no turismo ecológico. “Quero montar uma trilha ecológica do outro lado do rio. Vou fazer uma parceria com os guardas bolivianos, para que os turistas possam caminhar próximo às montanhas”, explica Mackowiak.
Pedro Vieira, de 67 anos e Fernando Bulle, de 59, são dois das centenas de turistas que já visitaram o local. “Viemos de São Paulo só para curtir esta paisagem. Somos um grupo de nove amigos”, revelam. Durante os dias em que estiveram na região, os turistas paulistas aproveitaram para pescar e navegar pelo rio. Durante a aventura, eles se arriscaram na procura pelo jacaré que foi filmado devorando outro animal nas águas do Rio Guaporé.
(Fonte: G1 RO)
0 Comentários