Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Pretendentes à adoção participam de curso em Alta Floresta D'Oeste

O Poder Judiciário de Rondônia realizou mais um curso de preparação para a adoção. Esta etapa é obrigatória para os pais que pretendem adotar uma criança ou adolescente, como prevê a lei nº 12010/2009. A formação ocorreu no último sábado, 3/8, no Fórum da comarca de Alta Floresta D'Oeste.

O curso de preparação para adoção foi ministrado pelo assistente social Clodoaldo Oliveira Vieira e pela psicóloga Elisângela Sobreira de Oliveira com a colaboração do técnico judiciário Abel Silvério dos Santos Filho, e a coordenação do juiz de direito Eli da Costa Junior.


Por meio da formação, os interessados em adotar tiveram a oportunidade de participar de reflexões importantes a respeito do tema, com ênfase nos aspectos psicossociais e jurídicos que envolvem todo o processo de adoção, os mitos e a importância da convivência familiar para todas as crianças e adolescentes.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 41, "a adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios". Como parte da aprendizagem, as ministrantes do curso propuseram uma reflexão a partir de uma frase da psicóloga Lídia Weber: "Adotar é acreditar que a história é mais forte que a hereditariedade, que o amor é mais forte que o destino".

Rondônia Agora