Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget


 

Rondônia registra terceiro caso de morte por h1n1, Cidade de Cajubim teve duas mortes

A última morte confirmada pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) por h1n1 (influenza A), aconteceu em Cujubim, interior de Rondônia (a 160 quilômetros de distância de Porto Velho). Este é o segundo caso de morte por gripe A na mesma cidade. Somente neste ano, Rondônia registrou seis casos da doença, frente a dois casos em todo o ano passado.


A morte de um menino de nove anos de idade aconteceu no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, no dia 14 de julho. Este é o terceiro óbito registrado pela doença este ano, no ano passado não ocorreram mortes.

Segundo a Agevisa, a primeira morte pela doença também aconteceu em Cujubim: um homem de 44 anos. O segundo óbito registrado foi o de uma mulher de 19 anos. Ela foi contaminada em Rio Branco (no Acre) e faleceu em Porto Velho.

Na última segunda-feira (22), os moradores de Cujubim bloquearam a BR-364 para reivindicar doses da vacina. A manifestação gerou 10 quilômetros de congestionamento e durou cerca de cinco horas. De acordo com a coordenadora estadual de imunizações da Agevisa Gorete Marinho, 3,5 mil vacinas foram encaminhadas à cidade. "Além dessa medida todas as pessoas que apresentaram sintomas da doença, serão medicadas com o Tamiflu", garantiu Gorete.

A medicação, segundo a coordenadora, serve como quebra da cadeia de trasmissão da doença. "Em outros municípios do Estado a medicação também pode ser feita, mas com um maior critério já que a situação não é de alerta". Gorete afirmou, ainda, que a população pode ficar tranquila e que o caso "é preocupante, mas não alarmante".

Vacinação
Há 209.558 pessoas vacinadas contra h1n1 em Rondônia, entre os grupos prioritários composto por gestantes, indígenas e idosos. O número representa 96,19% da população indicada para vacinação e 14% da população do Estado.

Em Cujubim, 1.425 pessoas estão imunizadas, o que corresponde a 93,94% dos grupos prioritários da cidade. No município, a vacinação que era apenas para crianças com até dois anos de idade será aberta também para os menores de 10 anos.

Fonte: Rondo Notícias Autor: Vinícius Teixeira - jornalismo@portalamazonia.com